PMA discute política de assistência social durante seminário promovido pela UFS

Família e Assistência Social
24/01/2008 16h24
Início > Noticias > 33903

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) foi representada ontem, quarta-feira, pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) durante o Encontro ‘Serviço Social na Contemporaneidade: Promovido pela Universidade Federal de Sergipe, no auditório da Reitoria. Participaram desse evento, os estudantes de Serviço Social da UFS e profissionais da área.

Entre os palestrantes da noite, a secretária de assistência social, Rosária Rabelo, tratou sobre os projetos e programas sociais desenvolvidos nas unidades sociais e expôs a Política de Assistência Social no município de Aracaju. Em sua fala, Rosária focou a implantação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

"Somente com a criação do SUAS foi que conseguimos avançar na garantia de que todos os cidadãos e cidadãs possam ter acesso aos nossos serviços, seja na area da saúde, previdência ou assistência. Somente, com essa constituição foi que, a política de assistência social saiu da tutela, do assistencialismo e da filantropia, passando a ser uma política de direito", lembrou.

A gestora social destacou os projetos e programas desenvolvidos dentro da rede sócio-assistencial e lembrou a implantação dos Centros de Referências da Assistência Social (Cras), Centros Especializados da Assistência Social (Creas), Unidade Sócio-Educativas(Uses) e Programa Acolher.

"Esses foram os avanços, embora tímidos ainda, que aos poucos nos ajudaram a desconstruir a escala da antiga Legião Brasileira da Assistência (LBA), para começamos então a implantar o controle social no âmbito da implementação dos conselhos municipais" acrescentou.

Para a professora de Serviço Social da UFS, Maria Helena Santana Cruz, as abordagens sobre as políticas sociais, tanto na área de saúde, previdência e de assistência são muito importantes, para divulgarem os temas entre os alunos. "Esses encontros são essenciais como forma de informar sobre as ações, os programas e as metodologias que vem sendo utilizadas no campo da assistência social", explicou.

Maria Helena ainda ressalta a necessidade de descentralizar os serviços e popularizá-los. "Percebemos hoje a rapidez dessa política na Prefeitura de Aracaju. Ela envolve a todos que dela necessitam. Fico feliz em saber que o nosso município aderiu e se modernizou, está de parabéns a Prefeitura de Aracaju", retomou a assistente social.

Já a também professora Maria da Conceição Vasconcelos Vidal comentou ter ficado muito emocionada com toda essa explanação da secretaria Rosália Rabelo. "Para mim, que sou profissional há 35 anos, percebo que hoje, esse modelo é outro, isso me deixou muito impressionada. Os avanços que aconteceram são frutos da luta dos profissionais e dos usuários que acreditaram e vinham lentamente se organizando e se mobilizando para criação desse modelo", reiterou.