Visando criar condições de acessibilidade para que as pessoas com deficiência façam parte do processo de modernização do transporte público, desde dezembro a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), está distribuindo cerca de oito mil cartões Mais Aracaju destinados aos deficientes físicos.
A distribuição é gratuita. Segundo a auxiliar administrativa do setor de Passe Livre da SMTT, Glória Silva, até março todos os cartões devem ser entregues para que todos possam utilizar a bilhetagem eletrônica sem nenhum tipo de discriminação, tendo o mesmo tratamento dispensado a qualquer cidadão. Vale lembrar que em alguns bilhetes está registrada a permissão para que o deficiente possa ser acompanhado por outra pessoa. "Quem precisar de acompanhante terá direito em um único cartão a duas passagens todas as vezes que precisar utilizar o transporte público", esclarece Glória.
A entrega dos cartões para os deficientes visuais está sendo realizada na SMTT, localizada na Rua G, nº 200, no Distrito Industrial de Aracaju (DIA), das 7h às 13h e das 15h às 17h, no setor de Passe Livre. Para os participantes da Associação dos Deficientes Motores (ADM) e do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, a distribuição é realizada no terminal de integração Leonel Brizola, na zona oeste da capital, das 8h às 12h e das 15h às 17h. Os demais devem se dirigir as suas instituições para obter seu cartão. Mais informações: (79) 3179-1408.
Os primeiros a receber os cartões foram os 90 mil estudantes das redes municipal e estadual de ensino. Depois das pessoas com necessidades especiais, será a vez dos idosos e, por último, haverá a troca definitiva do vale transporte de papel pelo cartão. "Até abril do próximo ano pretendemos fazer a troca e o principal é que não haverá custo para os usuários", declara o superintendente da SMTT, Antônio Samarone.