Prefeitura encerra mais uma turma do Programa Agente Jovem

Assistência Social e Cidadania
29/01/2008 15h51

Alegria e muita emoção tomaram conta do encerramento de mais uma turma do programa Agente Jovem do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria. Ao todo, 25 adolescentes entre 15 e 17 anos se confraternizaram e se despediram com uma grande festa realizada na manhã de hoje, terça-feira, no Clube da Caixa. A equipe técnica do Cras preparou, com integral apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), um dia de lazer para ficar na memória, com direito a churrasco, brincadeiras e homenagens.

"Eu aprendi muitas coisas novas, as palestras me orientaram em muitas coisas na minha vida e tudo que eu aprendi de positivo, vou poder passar para outras pessoas que não tiveram a mesma oportunidade", revelou Douglas Rafael Pereira, 17. "A partir de agora é só correr atrás de trabalho e desempenhar tudo que aprendi no Agente Jovem, valeu muito a pena participar", completou o jovem.

Rayline Pereira Bezerra, 16, destacou a importância do programa em sua vida. "Para mim foi uma grande honra participar do Agente Jovem, aqui eu aprendi muita coisa, sobre a minha comunidade e aprendi a melhorar meu relacionamento familiar, devo tudo isso ao programa", afirmou. Segundo a jovem, a oportunidade de participar do Programa trouxe diversos benefícios para sua vida. "Hoje sei falar o que penso sem timidez e antes eu não conseguia, agora que chegou ao fim dessa etapa, quero estudar e correr atrás do meu primeiro emprego para ajudar os meus pais", revelou.

"O Agente Jovem foi uma oportunidade de ser uma multiplicadora de informações e conhecimentos, com tudo que aprendi aqui eu poderei ajudar bastante a minha comunidade, além disso, hoje não sou mais tão tímida como eu era antes", contou a jovem Itamara Raquel Souza dos Anjos, 15. Edimar Santos da Silva, 16, completou a opinião da colega. "O Agente Jovem mudou minha vida, antes eu andava muito na rua e só gastava meu tempo com coisas que não acrescentam nada, quando comecei a participar do programa fui percebendo o que realmente vale a pena, hoje aprendi muitas coisas e quero ensinar para outras pessoas que, assim como eu, andam nas ruas sem ocupar a cabeça com coisas legais", revelou.

A pedagoga Daniela dos Santos, que acompanhou a turma apenas no final das atividades, fez uma avaliação positiva sobre o desenvolvimento dos jovens inseridos no programa. "Quando cheguei no Cras Santa Maria, os meninos já estavam bastante preparados e eu não tive nenhuma dificuldade em me adaptar com a turma", condensou. "Todos me receberam bem e eu logo percebi que o trabalho que vinha sendo desenvolvido pela equipe era bastante positivo, por conta disso conseguimos êxito ao final das atividades", ressaltou.

A estagiária de serviço social, Alvaíza Feitosa Fraga, que acompanhou todo o processo de desenvolvimento da turma do Agente Jovem, comemorou a evolução dos adolescentes. "Durante todo ano de convivência e no decorrer das atividades no projeto, todos nós da equipe técnica percebemos a evolução de cada jovem e o quanto o programa estava transformando vidas, as mudanças foram visíveis desde o comportamento até a desenvoltura ao desenvolver as atividades, todos começaram a se envolver mais com as questões da comunidade em que vivem e contribuir para o desenvolvimento da mesma", explicou. "Além de todo o aprendizado essa turma do Agente Jovem se tornou uma grande família e com certeza hoje eles estão saindo do projeto com novas expectativas de vida", comemorou.

A coordenadora do Cras, Sandra Angélica de Jesus Santos, ressaltou a importância da atividade. "No ano de 2007 a turma do Agente Jovem foi de primordial importância em todas as atividades do Cras, foram eles que nos ajudaram a desenvolver muitas coisas, por isso nada mais justo que fazer um encerramento bastante divertido para eles que com certeza no decorrer das atividades se tornaram excelentes multiplicadores de boas informações para a comunidade do bairro Santa Maria, estão todos de parabéns", ressaltou.

O Projeto Agente Jovem é voltado a jovens de 15 a 17 anos em situação de risco e vulnerabilidade social, pertencentes a famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. Ele busca capacitar os adolescentes para atuar como agentes multiplicadores de informação e transformadores de suas comunidades. Além disso, as atividades desenvolvidas pelo projeto, visam garantir a permanência do jovem no sistema educacional e, ainda, proporcionar experiências práticas que o preparem para a futura inserção no mercado de trabalho. O Agente Jovem é um programa do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju.