Edvaldo Nogueira prestigia posse da nova diretoria do Fórum Empresarial de Sergipe

Agência Aracaju de Notícias
30/01/2008 08h42

O poder público como indutor do desenvolvimento, apoiado num esforço conjunto entre empresários, trabalhadores e sociedade civil organizada rumo à construção de uma cidade melhor para todos. Essa foi a tônica do discurso do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, durante a posse da nova diretoria do Fórum Empresarial de Sergipe para o exercício 2008/2009. A solenidade aconteceu na noite de ontem, terça-feira, no Quality Hotel, Coroa do Meio, e reuniu autoridades, empresários, jornalistas e dirigentes de entidades de classe.

"Num momento de renovação e de grandes perspectivas, essa diretoria assume com a missão de discutir temas candentes na vida econômica e social do nosso Estado. E mais do que isso: colaborar com o poder público no sentido de desonerar produção, gerar mais emprego, diminuir a burocracia e enfrentar os enormes desafios sociais para consolidar o ciclo de prosperidade vivido na capital nos últimos seis anos", destacou o prefeito.

Edvaldo Nogueira lembrou que nunca na história Aracaju recebeu tantos investimentos federais, estaduais e municipais como na sua administração. O maior exemplo disso são os R$ 98 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras de infra-estrutura urbana e habitação no Santa Maria e no Coqueiral e os R$ 25 milhões em recursos próprios que estão ajudando a mudar a vida de milhares de pessoas. "Isso é fruto de uma gestão responsável, ética e comprometida com a inclusão social, mas também do envolvimento das empresas que colaboram com o desenvolvimento da cidade", afirmou.

Nova diretoria

O novo coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe é o empresário e engenheiro Aroldo Franca, que assume no lugar de Manoel Lisboa com a missão de cumprir os objetivos previstos no estatuto. Também foram empossados Geraldo Soares Barreto (vice-coordenador) Juliano César Faria Souto (tesoureiro) e José Tavares Santos (secretário). A escolha da atual diretoria ocorreu por unanimidade no último dia 11 de dezembro, em eleição realizada com a participação das entidades associadas.

Aroldo Franca assumiu o compromisso de trabalhar no sentido de encaminhar propostas, sugestões e críticas às várias instâncias do poder público sobre temas de interesse empresarial, apoiar iniciativas que visem o desenvolvimento de Sergipe e fomentar nas empresas ações de responsabilidade socioambiental. "Estamos assumindo com vontade e determinação para vencer todos os desafios que iremos encontrar para garantir o progresso do nosso Estado através de um ambiente cada vez mais favorável aos negócios e à livre iniciativa", declarou.

Representando o governador Marcelo Déda, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, fez uma retrospectiva da trajetória da entidade, do qual foi um dos fundadores e coordenadores. E ressaltou que o Governo Estadual incorporou as teses defendidas pelo colegiado de empresários na sua política desenvolvimentista, "transformando-as em programas, projetos e ações, como é o caso do incentivo aos Arranjos Produtivos Locais, à cultura exportadora, à organização das cadeias produtivas, assim como as reformulações na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas", comentou.

Trajetória

O Fórum Empresarial de Sergipe surgiu em 2000 com o objetivo de discutir e elaborar propostas para a promoção de desenvolvimento socioeconômico do Estado, despertar a consciência da sociedade sobre as potencialidades sergipanas e lutar para o fortalecimento da atividade empresarial. Entre as realizações de maior destaque estão as reuniões-almoço organizadas quinzenalmente para debater temas do setor produtivo com a participação de especialistas e de representantes do setor público.

Presenças

Compareceram à solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Artêmio Barreto; o secretário da Fazenda, Nilson Lima; o presidente do Banese, João Andrade; o superintendente de Varejo em Sergipe do Banco do Brasil, Neirim Goulart Duarte; o gerente regional de negócios da Caixa Econômica, Marco Antônio Queiroz; e o diretor presidente da Construtora Celi, Luciano Barreto. Além dos deputados federais Albano Franco e Valadares Filho; dos deputados estaduais Zeca Ramos da Silva, e Paulinho da Varzinhas; dos vereadores Chico Buchinho e Evandro Franca; do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/SE), Diego Costa; e da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Lauro Vasconcelos, e demais representantes de entidades empresariais.