Vigilância Sanitária Municipal fiscaliza farmácias e drogarias que vendem medicamentos controlados

Saúde
08/02/2008 10h41
Início > Notícias > Vigilância Sanitária Municipal fiscaliza farmácias e drogarias que vendem medicamentos controlados

A Prefeitura de Aracaju, por meio das equipes da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está fiscalizando farmácias e drogarias da capital para garantir o cumprimento da nova determinação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). A diretriz estabelece que esses estabelecimentos devem utilizar o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) de forma informatizada, em substituição ao modelo manual. O prazo para adequação termina no dia 17 de fevereiro.

Ao vender um medicamento controlado - a exemplo dos antidepressivos e emagrecedores -, toda farmácia e drogaria deve comunicar à Anvisa, através de um protocolo correspondente. Ocorre que isso era feito de maneira manual. Com a nova recomendação, a informação passará a ser enviada pela internet, agilizando todo o processo.

De acordo com a gerente de Medicamentos e Produtos da Covisa Municipal, Renata Cláudio de Souza, até o próximo dia 17 de fevereiro as equipes estarão realizando visitas de caráter educativo aos pontos de venda. "Depois dessa data, as farmácias e drogarias que não tiverem implantado o novo sistema estarão proibidas de comercializar tais produtos", informa.