Saúde Mental de Aracaju comemora Carnaval

Saúde
31/01/2008 09h21
Início > Noticias > 33965

Alegria e muita descontração marcaram o Carnaval dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na tarde de ontem, quarta-feira. Centenas de usuários da Saúde Mental, coordenadores e gerentes da SMS participaram do bloco carnavalesco "E quem é doido?", que reuniu também o Caps Esperança, da cidade de Aquidabã, e toda a rede ambulatorial da SMS.

Acompanhados da Bandinha de Frevo do Aribé, do Bairro Siqueira Campos, os foliões se concentraram na sede da SMS e seguiram pela Rua Sergipe até a Praça Dom José Thomaz, no mesmo bairro. Ao som das tradicionais marchinhas de Carnaval, o cortejo seguiu exibindo fantasias e as máscaras confeccionadas pelos próprios usuários, lançando serpentina e confetes pelas ruas do Siqueira e animando moradores e comerciantes locais.

"A secretaria está totalmente engajada com a comunidade. Uma prova disso é a Rede de Atenção Psicossocial (Reap) da SMS estar promovendo esta festividade, que é muito importante. O Carnaval é uma comemoração nacional e que sempre traz alegria. Neste caso específico, o trabalho da Prefeitura de Aracaju demonstra toda a sua preocupação com a inclusão social e com a promoção da saúde de sua população", comentou o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos Carvalho.

Com os slogans "Doidos por Folia", "Doidos por Alegria", "Doidos por Cidadania", "Doidos por Você", o carnaval dos Caps contou com as presenças de bonecos, do grupo A Arte de Prevenir é Melhor que Remediar, da Coordenação de Educação Permanente em Saúde (Coeps), e do grupo Burundanga, sob o comando do músico, compositor e arranjador Pedrinho Mendonça. O grupo animou os foliões na Praça Dom José Thomaz.

"Na verdade, é muito mais do que uma comemoração do Carnaval enquanto festa popular, mas uma celebração pela libertação do usuário, pela forma diferente de cuidar da saúde mental. Aqui a gente mostra que pode transitar na rua mostrando que a loucura é respeitada. Para nós, este é um dia de celebração", disse a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Camille Arruda.

Brincaram carnaval usuários dos Caps AD Primavera, David Capistrano, Liberdade (Dr. Wilson Rocha), Arthur Bispo e Caps Vida, Esperança, de Aquidabã, além da Rede de Ambulatorial, formada pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) Geraldo Magela, Sinhazinha, Francisco Fonseca e Anália Pina.