Equipes se preparam para a gincana do Programa Saúde Mental

Saúde
31/01/2008 15h09

Integrantes dos grupos de Psicologia da Unidade de Saúde da Família (USF) Anália Pinna, referência em Saúde Mental para dez unidades da Rede de Atenção Básica (Reab), se preparam para a gincana do Programa Saúde Mental. O evento acontecerá no dia 13 de fevereiro, no Parque da Sementeira, e tem como tema saúde e ecologia.

Cada espaço de saúde mental da Rede de Atenção Psicossocial (Reap) será representado por uma equipe na gincana. Na USF Anália Pina, a "Só Filé" está em ritmo acelerado e a energia toma conta das salas e corredores do prédio. Enquanto uns extravasam alegria e estilo em ensaios de coreografia, outros usam a habilidade das mãos para confeccionar os tradicionais ‘mamãe-sacode'. E não pára por aí. Arrecadação de alimentos é também uma das várias provas que eles devem executar.

"Vou ser sincera, essa gincana que estão preparando foi como uma injeção de ânimo. Eu já acordo mais disposta. Estou no grupo da dança e pra mim está sendo ótimo. A gente precisa se movimentar, sorrir, suar e ser feliz", diz a aposentada e usuária da USF Anália Pinna, Maria Andrade dos Santos.

Consoante às palavras da psicóloga Karla Patrícia Barbosa Costa, diversão e motivação são essenciais para a produção de saúde mental nas pessoas. "Este é um evento feito por usuários e para eles. O entusiasmo deles é visível. Todos têm tarefas e estão engajados nelas. Trata-se de uma verdadeira terapia", afirma.