Lideranças evangélicas acompanham prefeito em visita às principais obras realizadas em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
01/02/2008 08h22
Início > Notícias > Lideranças evangélicas acompanham prefeito em visita às principais obras realizadas em Aracaju

Uma comitiva formada por cerca de 80 lideranças evangélicas acompanhou o prefeito Edvaldo Nogueira na visita às principais obras executadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em diversos bairros da capital. O grupo saiu na manhã de ontem, quinta-feira, do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, para conhecer de perto o trabalho que vem sendo realizado em áreas estratégicas, como infra-estrutura urbana, saúde, educação e turismo.

O roteiro começou pela praça Zedeclias da Silva Lemos e as 14 ruas que estão sendo drenadas e pavimentadas no loteamento Beira Rio, no Bugio; seguiu pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Zona Norte, na Cidade Nova; passou pelo antigo farol da Farolândia, o Complexo Escolar Vitória de Santa Maria e o início da urbanização do bairro Santa Maria com os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); e acabou no Viaduto Jornalista Carvalho Déda, no Distrito Industrial de Aracaju (DIA).

Embora fizessem parte do itinerário, a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), no Parque Augusto Franco (Sementeira), e a Orla Pôr-do-Sol, no Mosqueiro, serão visitadas em outra oportunidade. A iniciativa do prefeito Edvaldo Nogueira tem o objetivo de prestar contas aos diversos setores da sociedade das ações do poder público municipal e deve envolver nos próximos meses outros segmentos, como empresários, estudantes, católicos e jornalistas.

"Os evangélicos são um segmento religioso muito importante, representativo e formador de opinião. Por isso resolvemos mostrar parte daquilo que estamos fazendo pela cidade. Meu papel como dirigente público é prestar contas à sociedade daquilo que estamos fazendo, como aplicamos o dinheiro público e quais as conseqüências das obras, programas e ações implementados pela nossa administração", avaliou o prefeito.

Inclusão social

As lideranças evangélicas ficaram impressionadas com o conjunto de obras estruturantes realizadas pela Prefeitura de Aracaju em apenas um ano e nove meses, período em que Edvaldo Nogueira assumiu a vaga deixada por Marcelo Déda na eleição para governador do Estado. Outro aspecto que chamou a atenção dos visitantes foi o compromisso com a inclusão social demonstrado por meio dos investimentos que estão sendo feitos em áreas pobres do município, historicamente relegadas a último plano.

"Considero essas pequenas obras, como praças, ruas, escolas e postos de saúde, mais importantes porque atendem de perto às necessidades do povo. Embora não apareçam tanto como as grandes intervenções, com certeza ajudam a mudar a vida das pessoas", comentou o técnico em edificações e pastor da 1º Igreja Batista de Aracaju, Jabes Nogueira Filho, em referência à reurbanização da praça Zedeclias da Silva Lemos, no Bugio.

Situado entre as ruas Coronel Ernane Menezes, Marcos Fonseca e L. José dos Santos, o espaço conta com quadra de futebol cercada por alambrado, equipamentos de ginástica, parque infantil, paisagismo e rampa de acesso para deficientes. A previsão é que essa importante área de esporte e lazer fique pronta ainda no mês de março. Outra praça do bairro que está em fase de conclusão é a localizada entre as ruas E-3 e F-3.

A comitiva pôde ver de perto a aprovação popular nos locais que estão recebendo a atenção dos poder público municipal. Moradora há mais de duas décadas do loteamento Beira Rio, a dona de casa Maria José de Oliveira Ferreira, 59, não consegue esconder a emoção de se livrar da lama, dos insetos e da sujeira. Com a conclusão da drenagem e pavimentação nos próximos seis meses, esses problemas farão parte do passado. "Aqui só tinha promessa, mas finalmente tudo está melhorando agora. Nos meus 60 anos vou poder comemorar com uma feijoada na minha rua calçada", comemora.

Escola modelo

Dentre as obras visitadas, uma das que mais chamou a atenção dos pastores foi o Complexo Educacional Vitória de Santa Maria, construído através de uma parceria entre PMA, Governo do Estado, Ministério Público Estadual e iniciativa privada. A unidade modelo inclui a Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa João Paulo II, que atende 702 alunos de uma das comunidades mais pobres de Aracaju com uma superestrutura dotada de creche, amplas salas de aula, paisagismo e área para recreação.

"Foi uma das melhores coisas que aconteceram no Santa Maria. Os moradores receberam essa grandiosa escola com muita festa e alegria. Seria importante que iniciativas como essa acontecessem em outros bairros carentes da nossa capital", afirmou o pastor Esmael Bento, da Igreja Adventista da Promessa. Reduto de miséria e abandono, o Santa Maria e o Coqueiral estão recebendo R$ 98 milhões do PAC em infra-estrutura urbana, drenagem, pavimentação e habitação popular, num mix de recursos federais, municipais e estaduais.

Última etapa do roteiro a ser visitado, o viaduto do DIA está na reta final e deverá ser inaugurado no início de março. A parte estrutural foi concluída, faltando apenas intervenções complementares, como estacionamento, paisagismo, iluminação e a construção de um anel viário ligando o Conjunto Médice à Avenida Tancredo Neves. "Com essa obra iremos desafogar o trânsito dessa região, ligar a cidade de Norte a Sul, Leste a Oeste, e abrir os horizontes de Aracaju para a modernidade", declarou o prefeito.

Presenças

Participaram da comitiva o presidente da Empresa Municipal de Urbanização e Obras Públicas (Emurb), Valmor Barbosa; o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Samarone; os secretários municipais Jeferson Passos (Finanças) e Bosco Rolemberg (Governo); o ex-deputado federal pastor Heleno Silva , além dos vereadores da bancada evangélica da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), pastores Daniel Fortes, Jony Marcos Araújo e Valdir Santos.