Rasgadinho desfila cheio de novidades no domingo de Carnaval

Funcaju
07/02/2008 16h32
Início > Notícias > Rasgadinho desfila cheio de novidades no domingo de Carnaval

O Bloco Rasgadinho, que desfilou cheio de novidades no domingo de Carnaval, a partir das 13h, saindo da rua Riachão esquina com Maruim, no coração do bairro Cirurgia, contou com a presença do músico e cantor baiano Armandinho, da cantora baiana Karla Isabela, da banda `Tempo de Frevo´, e do músico e cantor paraibano Chico César, que encerrou o desfile fazendo um grande show no palco, no mesmo ponto de saída, a partir das 20 horas.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Lucimara Passos; o Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o Governador do Estado, Marcelo Déda; a deputada estadual Tânia Soares; o Secretário de Estado da Cultura, Luiz Alberto; a Secretária de Comunicação do Estado, Eloísa Galdino; o Secretário Adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel; o vereador Francisco dos Santos (Chico Buxinho); e o senador Antônio Valadares foram alguns dos ilustres foliões presentes no bloco.

O prefeito Edvaldo Nogueira e o governador Marcelo Deda subiram no trio e soltaram a voz juntamente com Armandinho e juntamente com outras autoridades mostraram todo o gingado desfilando no chão junto com o povo que acompanhava freneticamente o Rasgadinho. O Rei Momo e a Rainha do Carnaval também fizeram bonito na avenida.

Mascarados, colombinas, pierrôs, índios, super-heróis, personagens das fábulas infantis, palhaços, fantasias inusitadas e vários modelitos dos foliões abrilhantaram a festa na avenida acompanhando o bloco, mostrando todo o esplendor e criatividade do aracajuano.

Durante todo o trajeto, as pessoas corriam para as varandas e janelas dos prédios e casas para ver o bloco passar. Aproximadamente 500 pessoas pularam ao som de muito frevo e músicas carnavalescas tradicionais. Cada um com sua fantasia e alegria, curtindo um grande Carnaval de Todos.

Atrações

O músico e cantor baiano Armandinho foi a grande atração do cortejo da tarde do domingo, figura marcante no Pré-Caju, com o Bloco do Caranguejo Elétrico. Ele disse ser uma honra ter participado dessa grande festa. "É um prazer participar desse resgate do Carnaval de Rua, junto com o povo aracajuano e também de poder escrever minha guitarra baiana na história de Aracaju. Eu quero estar sempre presente", afirmou.

Ele acrescenta ainda que se considera um sergipano, porque compra suas guitarras baianas ao luthier Elifas Santana. "Aracaju e Salvador são capitais com ligações muito fortes. Agradeço à Prefeitura e ao Governo do Estado por essa excelente parceria, no Carnaval de Todos. Tanto o prefeito quanto o Governador, que cantaram aqui comigo, em cima do trio, cantam muito bem. Essa integração com esses produtores desta linda festa é fundamental. Aracaju agora tem o carnaval de integração popular, de povo, de rua. Agradeço ao Rasgadinho pelo convite", disse.

A cantora baiana Karla Isabela, que reside há quatro anos em Aracaju e é sergipana de coração, foi convidada a puxar o Bloco Rasgadinho, juntamente com a banda `Tempo de Frevo´, depois de Armandinho. Há 10 anos na estrada musical, ela agradece à diretoria do bloco por poder estar pela primeira vez tendo a oportunidade de puxar um bloco e mostrar seu trabalho nesse resgate.

"Essa idéia do resgate de frevo e carnavais de bairro foi fantástica e que Armandinho venha nos prestigiar mais vezes. O repertório que eu trouxe para a avenida foi a música de Daniela Mercury, em homenagem ao carnaval, canções do próprio Osmar, Gal Costa, Caetano, dessa grande turma que fazia os antigos carnavais e que não morre jamais", contou.

Foliões

Para Antônio Leite, ator e fundador do Caranguejo Elétrico, é maravilhosa essa proposta de resgate pelas ruas do bairro Cirurgia. "Este é o carnaval de Aracaju. Parabéns ao Robson Viana e toda a sua família, à Lucimara Passos, ao prefeito Edvaldo Nogueira, ao governador Marcelo Déda e a toda equipe da Funcaju por esse lindo Carnaval de Todos. Estou muito feliz com essa descentralização, levando alegria a 21 bairros da capital", disse.

O folião Luís Carlos de Jesus, do bairro Getúlio Vargas, desfilou na avenida com uma fantasia intitulada `Homem de Barro´, juntamente com mais cinco integrantes de sua família. Um destaque diante das diversas fantasias e mascarados presentes. Eles pintaram todo o corpo com tinta marrom, semelhante ao barro, e as cabeças de branco. Alegria e criatividade foram sua marca registrada. "Para mim, o melhor bloco de rua é o Rasgadinho", opinou.

Gilmar Evaristo dos Santos acompanhando o rasgadinho fantasiado e na cadeira de rodas, sem perder a vibração e a animação durante todo o circuito. "Todo ano estou aqui presente. Estou achando o máximo este desfile, porque é bom resgatar as tradições e a gente curte maravilhosamente bem", disse. Resgate

O Bloco Rasgadinho, fundado em 1962 por Leopoldo e Amauri, ficou durante muitos anos sem percorrer as ruas dos bairros Cirurgia, Suissa e Getúlio Vargas. No entanto, há cinco anos, César Viana e o músico e cantor Tonho Baixinho foram responsáveis pelo seu resgate, num projeto idealizado por Robson Viana.

Como já é de praxe, acontecem ensaios antes do Carnaval, sendo que um desses é regado por uma farta feijoada. Este ano, quem aderiu à terceira edição da festa, realizada no dia 26 de janeiro, foi presenteado com o CD Rasgadinho 2008- Carnaval de Rua Alegria do Povo, gravado pelo músico e cantor Tonho Baixinho, juntamente com a banda Tempo de Frevo. No disco, uma coletânea de 10 músicas, algumas que fazem parte do repertório da trajetória do bloco.

Tonho Baixinho comenta que este projeto do resgate era um sonho, já que ele é amante do carnaval desde criança. "Fico emocionado ao ver as pessoas de todas as idades acompanhando o bloco. Outro ponto foi a extinção do mito que carnaval em Aracaju para o turista e aracajuanos era sinônimo de descanso. Além disso, eu ficava esperando o bloco desfilar no domingo, para ver o Rasgadinho e meu sonho é colocar o violão imenso, símbolo do mesmo, na frente do bloco, como antigamente", disse.

Clique aqui e confira galeria de fotos do Carnaval 2008