Projeto Verão promove atividades para pessoas com necessidades especiais

Projeto Verão
13/02/2008 14h16
Início > Notícias > Projeto Verão promove atividades para pessoas com necessidades especiais

A praia de Atalaia continua com alta temperatura por conta da sétima edição do Projeto Verão 2008, promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju). Durante todo o dia de hoje, quarta-feira, pessoas com necessidades especiais de várias instituições tiveram a oportunidade de participar de diversas modalidades esportivas, a exemplo de vôlei, futebol e handebol de praia, capoeira e ginástica na praia. O público também foi convidado a brincar com cama elástica e corda, além de jogos de dama, xadrez e amarelinha e oficina de pipa.

Segundo a coordenadora de atividades para pessoas com deficiência do Projeto Verão, Vilma Rabelo, esta é a quarta edição do evento em que os deficientes estão inseridos. Ela ainda ressaltou que sete instituições e escolas que trabalham com inclusão social estiveram presentes no projeto durante todo o dia. "Recebemos alunos do Instituto Lourival Fontes em educação especial, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Idosos e da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe (Apada), somando cerca de 200 pessoas tiveram a oportunidade de se divertir e o melhor, trocar experiências", enfatiza ela.

A cada dia novas instituições se fazem presentes no Projeto Verão. "Na última segunda-feira [dia 9], os grupos do Peti e os programas sociais Recriando Caminho e Jovem Cidadão abrilhantaram a festa, enquanto na terça-feira [dia 10] foi a vez dos Centros de Apoio Psicosociais (Caps). Durante cinco dias de projeto, mais de 1000 pessoas com deficiências terão passado na orla de Atalaia, o equivalente a 36 instituições", diz Vilma.

De acordo com a coordenadora, a Funcaju tem como principal objetivo mostrar a importância da participação das pessoas com deficiências em todos os eventos que a Prefeitura promove e que eles são cidadão iguais a todos. "Eles querem realmente se divertir e mostrar para as pessoas que eles são iguais a qualquer um, gostam de dançar, jogar, participam de tudo e o melhor, saem com a auto estima elevada", observa Vilma Rabelo. Instituições da capital e interior receberam ofício da PMA solicitando a inscrição de todos alunos que têm interesse em participar do dia de lazer. A Prefeitura ficou responsável pelo transporte, lanche e a distribuição de camisas", reforçou.

O aluno do Instituto Lourival Fontes Renato de Freitas Brandão Neto, de 29 anos, contou que participou da ginástica e dançou. "Estou gostando de tudo e quero participar da capoeira porque é o esporte que pratico na escola", contou. A aluna do Peti Lourival Fontes, Bruna Rosa da Conceição Moura, de 10 anos, não perdeu tempo e participou da ginástica, aprendeu a montar pipa e ainda iria brincar de bambolê e amarelinha. "Se sobrar tempo participo de outras atividades, pois não quero ficar parada", disse a garota. Luiz Henrique Carvalho Santos aprendeu a jogar capoeira e estava ansioso para participar do futebol. "Junto com meus amigos, ainda quero brincar de queimado e fazer pipa. Esse está sendo um dia muito divertido", afirmou.

Veja mais..

Confira a programação esportiva do Projeto Verão 2008

Confira a programação de shows do Projeto Verão 2008