Prefeitura capacita servidores que atuam na assistência social do município

Família e Assistência Social
13/02/2008 16h48
Início > Noticias > 34066

Com o objetivo de aprimorar os serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) iniciou no dia de ontem, terça-feira, um período de capacitação que atingirá todos os 250 trabalhadores da Semasc. Um grupo de 50 trabalhadores, entre assistentes sociais, psicólogos, auxiliares-administrativos e educadores sociais, participou ativamente do encontro que aconteceu durante todo dia na Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese).

Um dos objetivos da capacitação é possibilitar aos trabalhadores da Semasc a reflexão sobre o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), com vistas a garantir a consonância das ações nas equipes. Outra meta é de discutir com os profissionais os conceitos básicos da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), tendo em vista a necessidade do alinhamento desses conceitos em seu processo de trabalho. Também faz parte da capacitação a apresentação de conteúdos que aprimorem as ações desenvolvidas pelos profissionais da assistência social no município de Aracaju.

Na abertura do evento, a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, destacou a importância desses encontros. "Em 2008, nós iremos iniciar uma série permanente de capacitações para todos os trabalhadores da assistência social e o nosso principal objetivo é fazer com que todos, sem exceção, entendam mais sobre a política de assistência", destacou a secretária. "Antes, as capacitações eram voltadas especialmente às equipes técnicas, porém nesse tempo nós percebemos a necessidade de estender e capacitar todos os trabalhadores, a fim de qualificá-los para melhor atendermos ao nosso usuário. A nossa política é feita por várias mãos e é preciso que todas elas conheçam melhor a política", ressaltou.

A secretária anunciou ainda que irá marcar uma reunião para apresentar o novo cronograma da assistência. "Neste primeiro momento, serão cinco turmas de 50 pessoas, que irão discutir sobre a política e aprimorar o conhecimento sobre os conceitos presentes no dia-a-dia da secretaria", explicou, lembrando que a capacitação é realizada por meio da Coordenadoria de Planejamento e Gestão do Sistema Único da Assistência Social (Coplan) da Semasc.

A coordenadora da Coplan, Cristiane Ferreira, também deu as boas vindas e ressaltou a importância das capacitações. "Eu gostaria primeiramente de parabenizar aos trabalhadores da assistência social no município de Aracaju que é considerado modelo na execução das atividades dentro da política de assistência, e gostaria de dizer que esse mérito é de todos nós que realmente trabalhamos em benefício do nosso usuário", endossou. "Desejo a todos que realmente participem e abracem essa oportunidade ímpar de aperfeiçoamento e de capacitação deste nível que hoje nós estamos recebendo", completou.

Para os trabalhadores da Semasc, que participaram das dinâmicas nesse primeiro dia de capacitação, esse é um momento de grande produtividade. "Eu acredito que essas capacitações só vêm de fato aperfeiçoar o nosso trabalho para que nós possamos de fato atender cada vez melhor o usuário, por isso nós precisamos aproveitar cada momento para aprimorar nosso serviço mais e mais", destacou o assistente administrativo, José Rondinele Fideles Moraes.

Para a educadora social Cíntia Santos Souza, a principal importância é o aprendizado. "Eu acredito que estas capacitações só favorecem a cada dia no nosso aprendizado e o único objetivo é, de fato, fazer crescer o nosso conhecimento sobre a política de assistência afim de melhor desempenharmos o nosso papel junto ao nosso usuário", ressaltou.