I Conferência Municipal de Meio Ambiente será um marco para Aracaju

Planejamento e Orçamento
14/02/2008 09h25
Início > Notícias > I Conferência Municipal de Meio Ambiente será um marco para Aracaju

A questão ambiental permeia as discussões atuais em todas as sociedades que se preocupam com o destino do conjunto de seres e coisas que compõem o nosso meio. A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), atenta aos interesses coletivos dos aracajuanos, promove a I Conferência Municipal do Meio Ambiente, que acontece na próxima sexta-feira, dia 15, com o intuito de reunir pensamentos e ações em torno da questão.

A expectativa é reunir de 500 a 600 pessoas. As inscrições podem ser realizadas pela internet até hoje, ao meio-dia, no sítio eletrônico da PMA. Depois dessa data serão realizadas somente no local do evento. Membro da comissão organizadora da Conferência, o secretário Municipal de Planejamento, Luciano Pimentel, fala dos objetivos e expectativas para esse encontro em uma entrevista à Agência Aracaju de Notícias (AAN).

Agência Aracaju de Notícias - As inscrições para a Conferência de Meio Ambiente estão dentro das expectativas?

Luciano Pimentel - Sim, já contamos com mais de 300 inscritos até o momento e a gente tem percebido que há um interesse muito grande da população, dos estudantes, do meio acadêmico em busca da participação nessa Conferência. A nossa expectativa é reunir aproximadamente 500 a 600 pessoas.

AAN - Qual tem sido a repercussão do evento na sociedade?

LP - A repercussão é muito positiva. Meio Ambiente é um tema hoje de muito interesse de toda a população civil, entidades de classe, Ong´s etc. Então, a gente acredita que no dia do evento vai haver uma demanda muito grande. Além das inscrições, nós temos recebidos muitas ligações em uma busca constante por informações.

AAN - O envolvimento dos movimentos sociais e da população como um todo é fundamental para os objetivos da Conferência?

LP - Com certeza é muito importante. Essa é uma oportunidade única para que as pessoas tenham um dia de debate, de olhar para o Meio Ambiente de forma que poderemos ao final do evento apresentar um relatório muito positivo, que possa subsidiar ainda mais o prefeito Edvaldo Nogueira a estabelecer uma política municipal e colaborar nas esferas estadual e federal.

AAN - Que contribuição esse tipo de iniciativa traz para a construção do desenvolvimento sustentável de Aracaju e de Sergipe?

LP -
Uma idéia do prefeito Edvaldo Nogueira é que a Prefeitura de Aracaju busque outras atividades na área. Já estamos conversando sobre a possibilidade de realização de seminários, atividades escolares, de forma que Meio Ambiente seja um tema que permeie várias atividades durante o ano de 2008. Temos inclusive recebido solicitações de alguns representantes de movimentos populares, o engajamento deles junto com a prefeitura no sentido de movimentar os bairros de forma a cada vez mais se discutir o Meio Ambiente para que as pessoas a cada dia aumentem a sua consciência ecológica e busquem a preservação do meio ambiente.

AAN - Que projetos e ações a prefeitura pretende implementar a partir das discussões da conferência?

LP -
  Nós temos uma expectativa bastante positiva do que irá gerar essa conferência para o planejamento dos destinos da nossa cidade. A Prefeitura de Aracaju vem adotando a prática da participação popular na definição do seu orçamento. Nós tivemos uma realização muito grande de obras que foram definidas pela população. A própria Secretária Extraordinária de Participação Popular (SEPP), que coordena a conferência juntamente conosco, vai levar a temática ambiental para todas as reuniões que realizar com a comunidade. O secretário Rômulo também está coordenando junto conosco essa conferência, no sentido de que as idéias e as propostas que sejam emanadas da população, sejam analisadas e viabilizadas pelo poder público.

AAN - O que representa a realização pela primeira vez de um evento como esse em Aracaju?

LP -
 Para a Secretaria de Planejamento é muito importante esse engajamento e a realização dessa primeira conferência. Ouvir a sociedade, discutir com ela, elaborar um plano ambiental. Nós trabalhamos aqui o tempo todo pensando no crescimento da cidade, e um crescimento de forma sustentável, respeitando o meio ambiente. Então é muito importante essa participação efetiva, isso vai fazer com que todos nós, prefeitura, secretaria municipal de planejamento, sociedade civil, entidades de classe, acadêmicos, discutamos os rumos para nossa cidade. Os rumos para um crescimento sustentável, que seja benéfico para toda sociedade. Então eu acho que esse momento vai ser de uma riqueza muito grande, na medida em que nós temos a condição de abordar uma temática que é de interesse de todos.

Clique aqui para fazer a inscrição on line na I Conferência Municipal de Meio Ambiente