Prefeitura desenvolve atividades com grupos de convivência da melhor idade

Família e Assistência Social
14/02/2008 15h51
Início > Notícias > Prefeitura desenvolve atividades com grupos de convivência da melhor idade

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), vem desenvolvendo diversas atividades com os grupos de convivência da melhor idade espalhados por todos os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas). Dentro deste contexto, o Cras Antônio Valença Rollemberg realizou no último dia 12 um passeio à praia da Sarney com o Grupo de Convivência Padre José de Anchieta.

A visita à praia teve como objetivo integrar o grupo e proporcionar lazer e diversão. Participaram do passeio 25 idosas que puderam apreciar a paisagem e a tranqüilidade do local. O grupo tomou banho de mar, caminhou, dançou, jogou dominó e realizou um divertido desfile. Muita água e suco para hidratar e refrescar fez parte do dia, além do cuidado com a alimentação.

Os idosos demonstraram alegria e muita vitalidade ao visitar a praia. "Gosto muito de participar das atividades desenvolvidas, de ter a oportunidade de conhecer outras pessoas. Antes, me sentia muito sozinha, pois estou em Aracaju há pouco tempo. Agora, tenho a oportunidade de compartilhar com as amigas do grupo momentos de descontração e alegria", afirmou Auri Francisco de Souza, 70, há 4 meses no grupo.

Os grupos de convivência mantidos pela PMA têm como principal objetivo devolver a alegria de viver dessas pessoas. "Participar do grupo me faz ser uma pessoa mais alegre. Antes, vivia com problemas sérios de saúde e minha pressão era alta. Agora me sinto bem melhor participando das atividades", destacou Maria Antônia Santos, 59, há 1 ano inserida no grupo.

"É bom sair de casa, conhecer outras pessoas, outros lugares. Foi a melhor coisa do mundo inventarem o grupo de idosos", ressaltou Valdeci Soares Oliveira, 68, há 8 anos no grupo.

"O passeio proporcionou um momento de integração do grupo num ambiente diferenciado, onde eles puderam relaxar e aproveitar de forma descontraída, interagindo com o meio ambiente, enfatizando a importância do respeito à natureza e do quanto essa experiência pode proporcionar mudanças psicossociais", disse a assistente social do Cras, Telma Maynart.