Oficinas e parede de escalada atraem a atenção no Projeto Verão 2008

Projeto Verão
18/02/2008 15h22
Início > Notícias > Oficinas e parede de escalada atraem a atenção no Projeto Verão 2008

Inserida na programação cultural do Projeto Verão 2008, a oficina de artes, coordenada e ministrada pela professora Ana Lúcia Santos, recebeu cerca de 25 alunos diariamente. Confecção de arte em jornal, jogos com garrafas peti, brinquedos de material reciclado, emborrachado (EVA) e pintura em jornal fizeram a alegria dos que visitaram a oficina.

Uma atividade interessante que desperta o talento, a criatividade e a coordenação motora através da arte de brincar, dando espaço à imaginação. "É a primeira que vez que participo deste projeto que tem uma proposta maravilhosa. Aqui é uma continuidade do trabalho que desenvolvo no Instituo Lourival Fontes, na parte de educação especial", comentou Ana Lúcia.

Outra oficina que chamou atenção na praia de Atalaia foi a de confecção de pipas, coordenada por Palmerindo Jerônimo de Souza, mais conhecido por Jerônimo das Pipas. Pipas de vários tamanhos, cores e desenhos são a marca desse amante daarte de confeccionar pipas. A cada dia, cerca de 30 alunos passaram pela oficina.

"O Projeto Verão é muito bom por ser uma oportunidade de trabalho e é sempre bom poder mostrar meu trabalho e ensinar essa arte de confeccionar pipas. É preciso quebrar os preconceitos em relação a essa modalidade, que ainda é pouco valorizada e incentivada. O meu ideal é conseguir cada vez mais espaço", destacou Jerônimo.

A parede de escalada também atraiu muita gente no Projeto Verão 2008, além de atender portadores de necessidades especiais. A atividade foi coordenada por André Tunes, mais conhecido como Rato, que participa do evento pelo quarto ano consecutivo. Em Aracaju, a parede de escalada é praticada há 10 anos. É um esporte altamente seguro, mas que exige muita técnica, habilidade e coordenação motora.

"É maravilhoso participar desse projeto por é possível interagir diretamente com o público, mostrando uma modalidade que poucos conhecem e que acham que é apenas uma brincadeira. Mas exige muita técnica, garra e preparo físico. A que foi montada aqui no Projeto Verão tem como foco a dificuldade. O caminho que a pessoa vai percorrendo indica o nível de dificuldade. Eu tinha esse sonho de fazer escalada no Projeto Verão e terminou se realizando", frisou André Tunes.