Edvaldo Nogueira inicia trabalhos da I Conferência Municipal do Meio Ambiente

Planejamento e Orçamento
15/02/2008 16h00
Início > Notícias > Edvaldo Nogueira inicia trabalhos da I Conferência Municipal do Meio Ambiente

Na manhã de hoje, sexta-feira, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, abriu oficialmente a I Conferência Municipal do Meio Ambiente. Com o tema ´Mudanças Climáticas´, o evento pretende contribuir para a construção de uma política nacional relativa ao conteúdo abordado. A Conferência ocorre até o final da tarde de hoje, sexta-feira, no Espaço Emes, e conta com a participação de estudantes, professores, lideranças e autoridades engajadas com a causa ambiental.

Uma realização da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e da Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP), a I Conferência do Meio Ambiente da capital sergipana é a maior iniciativa do gênero já organizada na cidade pelo poder público municipal. A quantidade de inscritos superou as expectativas, atingindo um público de cerca de 860 pessoas.

O prefeito iniciou sua fala justamente demonstrando satisfação ao ver que o ambiente estava lotado, sobretudo por constatar que ali estavam cidadãos de classes sociais e faixas etárias diversas. "Esse é um momento muito importante para a Prefeitura Municipal de Aracaju e eu me sinto muito feliz por ser contemporâneo dessa realização tão bem organizada e com uma grande participação popular", ressaltou.

Em seguida, Edvaldo Nogueira contextualizou a necessidade cada vez maior de se promover discussões buscando formas de resolver os problemas do Meio Ambiente. "Na semana passada vocês viram que na China houve a maior nevasca dos últimos 40 anos, enquanto na Austrália e em alguns países da Ásia ocorreram inundações brutais, ou seja, estamos percebendo que o planeta vem passando por mudanças climáticas significativas e precisa de nossa ajuda", colocou.

Segundo o prefeito, apesar de o poder público ter um papel fundamental no sentido de buscar resolver essa questão, é imprescindível a contribuição da população. "É preciso que haja uma conscientização e uma participação da sociedade", afirmou ao defender um trabalho conjunto envolvendo administração pública e sociedade civil visando encontrar as melhores soluções.

Antes de dar como iniciada a Conferência, o Edvaldo Nogueira ainda revelou uma vontade pessoal de criar um órgão municipal voltado para o Meio Ambiente. "Ainda não criamos por causa do orçamento, mas já estamos estudando essa possibilidade", disse o prefeito, logo após fazer uma promessa aos participantes do evento: "Meu compromisso é de me esforçar para colocar em prática tudo que for aprovado aqui por vocês".

Sucesso

A presença maciça da população, bem como o bom andamento das palestras e debates, deixaram os organizadores com a certeza de que outras conferências estão por vir. "A sociedade atendeu ao chamado da Prefeitura e a Conferência tem tudo para nos render muitos subsídios e se firmar", comemora o secretário municipal de Planejamento, Luciano Pimentel.

Para o secretário municipal de Participação Popular, Rômulo Rodrigues, apesar de ser a primeira conferência, já atendeu as expectativas. "A organização e participação estão muito boas, inclusive com a presença daqueles setores da sociedade que esperávamos que viesse", destaca.

Movimento nacional

O Ministério do Meio Ambiente foi representado pelo coordenador executivo da Conferência Nacional do Meio Ambiente, Geraldo Vieira de Abreu. Presente no local do evento desde cedo, ele ressaltou que o empenho dos municípios na realização de Conferências ambientais tem sido surpreendente. "O Ministério trouxe a proposta e o processo nos municípios vem superando as expectativas", afirmou.

Conforme o coordenador, Aracaju está dentre as boas surpresas. "A cidade de Aracaju, hoje, realizando essa conferência, atende essa solicitação e é com a participação da população que esperamos boas propostas", pontuou.

Quem também destacou o caráter nacional do evento foi o secretário de Estado do Meio Ambiente, Márcio Macêdo. Segundo ele, Aracaju fecha um ciclo de conferências que vêm sendo realizadas no Estado. "Já fizemos 50 conferências municipais onde mais de 3.800 participaram; hoje, aqui encerramos essa etapa", destaca.

Autoridades

Dentre as autoridades presentes na I Conferência Municipal do Meio Ambiente estava a deputada estadual Conceição Vieira e os vereadores, Sérgio Góes (presidente da Câmara), Chico Buchinho, Magal da Pastoral e Emanuel Nascimento (líder do prefeito na Câmara).