Samu 192 - Aracaju mantém equipe durante todo o Projeto Verão

Projeto Verão
18/02/2008 08h51
Início > Notícias > Samu 192 - Aracaju mantém equipe durante todo o Projeto Verão

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 - Aracaju) montou uma grande estrutura para realizar o atendimento médico hospitalar do público presente na sétima edição do Projeto Verão 2008. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), acontece na Orla de Atalaia e Rua da Cultura, entre os dias 9 a 18 deste mês.

Segundo informações da secretária da Rede de Urgência, Eliantônia Rodrigues Cerqueira, o Samu 192 - Aracaju levou ao Projeto toda a estrutura que exige atendimento hospitalar, seja de casos clínicos, traumas e até casos mais graves, como parada cardíaca. São sete leitos, uma sala de estabilização para os pacientes mais graves, uma Unidade de Suporte Avançado (USA), uma Unidade de Suporte Básica (USB), além de uma equipe que não deixa ninguém esperando por atendimento.

São 14 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, apoio administrativo, condutores, serventes e estagiários. "É um evento considerado calmo, se comparado ao Forró Caju e ao Pré-Caju; entretanto, nossa estrutura está preparada para oferecer atendimento de primeira. Nos casos mais graves realizamos um primeiro acolhimento e depois encaminhamos para o Hospital da Zona Sul - Desembargador Fernando Franco, localizado no conjunto Augusto Franco (próximo da praia de Atalaia) ou o Hospital de Urgência de Sergipe", conta ela.

Na primeira noite de Projeto Verão, dia 14, foram realizados cerca de sete atendimentos; na sexta-feira, dia 15, nove pessoas estiveram no espaço do Samu 192 - Aracaju; e no sábado, 23 pacientes necessitaram de cuidados médicos. "Como o público presente na festa no sábado foi maior, naturalmente as ocorrências cresceram bastante. Infelizmente o maior número de casos ainda é por abuso na ingestão de álcool", observa Eliantônia.

Clique aqui e veja as últimas notícias e as galerias de fotos do Projeto Verão 2008