Os professores da rede municipal de ensino que compareceram na manhã de hoje, segunda-feira, à tradicional aula inaugural que abre oficialmente o ano letivo, promovida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), aproveitaram a oportunidade para debater com o palestrante convidado, o jornalista Marcelo Canellas. O Teatro Tiradentes, local do evento, ficou lotado de educadores que fizeram questão de participar ativamente, perguntando sobre o tema `O direito de Aprender mudando trajetórias de vida´, escolhido para a apresentação.
Raimundo Melo Feitosa, professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carvalho Neto, localizada no bairro Novo Paraíso, elogiou mais uma edição da aula inaugural, ressaltando a importância da iniciativa. "É um momento ímpar na educação de Aracaju e assim podemos, inclusive, nos reunir com colegas. A escolha do tema foi muito boa, pois acredito que todos têm o direito de aprender e nossos alunos precisam saber disso", falou.
A presidente do Conselho Municipal de Educação de Aracaju (Conmea), Maria de Lurdes Cardoso Gouveia falou sobre como é bom para os educadores começar o ano visualizando idéias novas. "Os professores saem daqui mais preparados com os conhecimentos que adquirem nessa ocasião, o que acredito que repercute na educação oferecida na sala de aula", ressaltou.
O palestrante foi muito elogiado, assim como o assunto escolhido. A professora Andréa Andrade Silveira, da Escola Municipal de Educação Infantil João Moreira Lima, situada no bairro Lamarão, frisou que, como profissional, se sente privilegiada em poder participar do evento, aprendendo bastante e conseqüentemente, melhorando o trabalho que realiza em sala de aula.
Essa também foi a opinião do educador Marcos Paulo de Oliveira, que leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anísio Teixeira, no bairro Atalaia. Marcos Paulo ressaltou a motivação que a aula inaugural proporciona aos professores para refletir sobre as ações que irão implementar em sala de aula. "O tema combina com o momento que estamos vivendo na educação de Aracaju. Já garantimos que os nossos alunos tenham direito à escola, agora vamos batalhar para oferecer uma educação com uma qualidade ainda melhor, pois só dessa forma podemos proporcionar cidadania", refletiu.
Para aqueles que sempre comparecem à aula inaugural, o evento já se tornou uma data mais que lembrada no calendário. Esse é o caso de Mauro César Santos, coordenador geral da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Thétis Nunes, situada no bairro América, que participa do evento pela quarta vez consecutiva. "É realmente um momento para discutir pontos de vista, debater assuntos da área e, acima de tudo, aprender. O palestrante escolhido, como sempre, é uma pessoa credenciada para falar sobre educação e nos traz novas perspectivas. Através dessa aula podemos pensar a educação como um todo nas escolas da rede e não mais isoladamente", afirmou.