Edvaldo Nogueira prestigia posse do procurador geral do Tribunal de Contas

Agência Aracaju de Notícias
19/02/2008 08h02
Início > Notícias > Edvaldo Nogueira prestigia posse do procurador geral do Tribunal de Contas

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, prestigiou no final da tarde de ontem, segunda-feira, a solenidade de posse do procurador geral do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello. Ele sucede o procurador Carlos Waldemar Resende Machado, que deixa o cargo após quatro gestões. O evento reuniu diversas autoridades no Plenário do TCE, entre elas o governador de Sergipe, Marcelo Déda.

Na oportunidade, o prefeito destacou a importância do Tribunal de Contas para a sociedade e louvou a dedicação e a competência do procurador geral, que é o mais novo a ocupar o cargo, com 34 anos de idade. "A renovação é salutar em qualquer organização e neste caso louvamos o afinco do senhor João Augusto, que assume a função com méritos para fazer um trabalho de muita competência, assim como fez o procurador Carlos Waldemar", comentou.

Edvaldo reputou como de fundamental importância o papel do TCE. "Este órgão de controle externo aprecia as contas prestadas pelos administradores e demais responsáveis por recursos, bens e valores públicos e para isso necessita de homens competentes e honrados. Acreditamos que o Tribunal de Contas acerta mais uma vez ao escolher como procurador o jovem e competente João Augusto, que deve ajudar esta Casa a cumprir sua função de controle das contas públicas", acrescentou o prefeito.

A solenidade de posse foi aberta pelo presidente do TCE, Heráclito Rollemberg. Após a execução do Hino Nacional, o procurador Carlos Waldemar Resende Machado, que deixa o cargo, desejou boa sorte ao sucessor e agradeceu o apoio dos colegas. "Externo o respeito e admiração pelo saber de João Augusto. A ele sobra credenciamento ao exercício dessa função. Tenho a convicção de que se constituirá um intimorato defensor da instituição", disse.

O nome de João Augusto foi escolhido para o cargo de procurador-geral do Ministério Público Especial através de eleição em lista tríplice para o biênio 2008/2010, que aconteceu no dia 20 de dezembro de 2007. Com cinco votos, o procurador João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello foi eleito por unanimidade, diante do impedimento do atual procurador-geral Carlos Waldemar Resende, que já está em sua segunda gestão, e da renúncia do procurador Sérgio Monte Alegre à candidatura.

Nascido em Recife (PE), João Augusto é formado em Engenharia Eletrônica e em Direito pela UFPE e ingressou no Ministério Público Especial junto ao TCE em julho de 2002 após ter sido aprovado em primeiro lugar no concurso de subprocurador, sendo promovido à condição de Procurador em dezembro de 2003. Eleito por seus pares, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, assumirá a Procuradoria Geral como o mais jovem ocupante do cargo.

"Pretendo dar continuidade ao brilhante trabalho que foi desenvolvido pelos meus antecessores. Vou tentar inserir algumas idéias novas e levar à frente este trabalho sério do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas. Agradeço aos meus pais, irmãos, esposa e filha pelo carinho e por sempre terem acreditado em mim. Agradeço também pela receptividade em Sergipe", lembrou o novo procurador geral.

Além de conselheiros, juízes e procuradores participaram da solenidade o representante da Assembléia Legislativa, deputado Zeca da Silva, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Artêmio Barreto, o presidente da Câmara de Vereadores da capital, Sérgio Góes e secretários de Estado.