Prefeitura de Aracaju realiza mais melhorias no Parque da Sementeira

Serviços Urbanos
21/02/2008 08h52
Início > Noticias > 34160

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, irá anunciar em breve a retomada do funcionamento dos pedalinhos do Parque Augusto Franco, mais conhecido como Sementeira. Os pedalinhos estão desativados desde o início do ano passado, e a volta das atividades promete aumentar ainda mais o número de visitantes do Parque. O passeio nos pedalinhos da Sementeira será gratuito e contará com 14 coletes salva-vidas, que servirão crianças e adultos, além de um instrutor capacitado para acompanhar e organizar a diversão.

Os atrativos da Sementeira, área gerenciada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) da Prefeitura de Aracaju, não param por aí. O Parque vem recebendo atenção especial por parte da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), a qual tem realizado uma série de melhorias que contribuem para o aumento da qualidade de vida do aracajuano. Para que se aproveitasse melhor o amplo espaço arborizado, foram reformados: o playground, o espaço com aparelhos para exercícios físicos, a pista para caminhada, além de ter sido construída uma calçada para pedestres e mais quiosques para piqueniques.

Preocupados com a segurança do visitante, a Emsurb diminuiu o acesso de carros ao Parque, que agora só recebe veículos que irão tratar de questões administrativas, e são orientados a serem conduzidos sempre à 20 km/hora. Além disso, a Empresa aumentou a iluminação e reforçou o efetivo de agentes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), e de seguranças, que fazem a ronda com bicicletas por todo o Parque.

Segundo o coordenador do Parque, Sidney Porto, o número de visitantes vem aumentando a cada dia, graças a estas melhorias realizadas pela PMA. Outra novidade foi a ampliação do horário de funcionamento do Parque: agora abre às 5 da manhã e fecha às 20 horas. "A nossa intenção é atender à parcela da população que trabalha em horário comercial, e que antes não tinha tempo de freqüentar o Parque", explica Sidney.

Meio Ambiente

Além de servir a Aracaju como espaço de lazer, o Parque da Sementeira fornece as mudas de plantas que embelezam a cidade. No Projeto Horto Florestal e na estufa do Parque são cultivadas as diversas espécies que são colocadas nos canteiros das ruas da capital, e mantidas pela equipe da Emsurb.

Com o intuito de contribuir com a solução do grave déficit habitacional brasileiro, sem impacto para o Meio Ambiente, recentemente o Parque recebeu a equipe do Instituto de Desenvolvimento Comunitário Sustentável (Incomun). Duas casas fabricadas de bambu foram construídas, e são resultados do projeto Construção de Protótipos de Habitação Social, do Governo Federal.

O projeto, que tem apoio da PMA e da Petrobras, tem como objetivo a produção de habitações sociais confortáveis, baratas, duráveis, bonitas, e ambientalmente sustentáveis. As duas casas de bambu servirão como local do desenvolvimento do projeto da Emsurb ´Farmácia Viva´, que contará com uma profissional farmacêutica para orientar a população quanto ao uso de plantas medicinais. Uma casa será o escritório e a outra servirá de laboratório.

"É muito gratificante ver que o Parque está sendo prestigiado e que as melhorias têm servido de atrativos. Nós vemos pessoas idosas praticando a caminhada e participando das nossas atividades; crianças e jovens aproveitando o espaço verde, aprendendo sobre a importância de locais como estes, e nos sentimos recompensados por todo o trabalho", declara Sidney Porto.