Última noite do Projeto Verão 2008 destaca produção independente local e nacional

Projeto Verão
19/02/2008 11h16
Início > Notícias > Última noite do Projeto Verão 2008 destaca produção independente local e nacional

A cidade não será mais a mesma depois da última noite do Projeto Verão 2008, que há quatro anos incluiu o circuito alternativo da Rua da Cultura na programação de encerramento. Pluralidade, atitude e criatividade moveram as bandas e o público que circularam pelos mercados centrais para conhecer o que de melhor está sendo produzido no cenário independente de Sergipe e do país. O evento é uma promoção da Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), com o apoio do Governo Estadual, Banese e Petrobras.

Quem abriu os shows foi a banda sergipana Severina, que há dois anos toca MPB com influência do pop rock e muito swing. A apresentação mesclou composições próprias com sucessos consagrados na voz de Zeca Baleiro, Vanessa da Mata, Jorge Benjor, Jair Rodrigues e Djavan.

Depois foi a vez da Plástico Lunar subir ao palco, com seu trabalho mais autoral inspirado nas guitarras distorcidas dos anos 70 e já consolidado entre o público local. Os ‘setentões' chegaram a receber elogios de Jorge Du Peixe, vocalista da pernambucana Nação Zumbi, que antes de subir ao palco acompanhou de perto o som produzido pela nova geração da música de Sergipe.

Grande atração da noite e uma das bandas de maior representatividade na cena independente brasileira, a Nação Zumbi fez uma apresentação impecável, com solos inesquecíveis de Lúcio Maia, arranjos de tirar o fôlego, muita percussão e aquele peso eletrônico com sotaque nordestino.

Manguebeat

A Nação Zumbi abalou as estruturas da música brasileira na década de 90 com o excelente álbum ‘Da Lama ao Caos' - o pontapé inicial do movimento ‘Manguebeat' e de uma legião de ‘caranguejos com cérebro' que mudaram comportamentos e influenciaram uma geração inteira de novos talentos. Com a morte precoce do então vocalista Chico Science num acidente de carro em 1997, a banda buscou um caminho próprio com um viés mais eletrônico e gravou quatro álbuns reconhecidos pela crítica.

Os pernambucanos mostraram ao público faixas do mais recente trabalho, ‘Fome de Tudo', algumas músicas do anterior ´Futura´ e dos demais CDs. Mas os grandes momentos do show foram sem dúvida as interpretações, com novos e sofisticados arranjos das músicas eternizadas na voz de Chico Science. Encerraram a noite os Guerreiros Revolucionários, que buscam no balanço do reggae a inspiração para produzir um som com uma pegada sergipana.

Nos intervalos, foi veiculada no telão uma faixa exclusiva do novo do DVD, prestes a sair do forno, da prestigiada Naurêa. A programação contou ainda com a II Taça da Rua da Cultura de Xadrez Relâmpago, no largo das Flores. "Estamos há cinco anos ocupando a rua para trazer isso: visibilidade e acesso à produção artística local. Esse é um espaço importante, que interfere na cidade, fomenta o processo de debate da cena cultural e fortalece a nossa identidade", afirmou Lindenberg Monteiro, idealizador da Rua da Cultura, patrocinada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e pelo Ministério da Cultura (Minc).

Público

Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram a última noite do Projeto Verão em plena segunda-feira, de acordo com a Polícia Militar. O público foi atraído pela excelente programação em sintonia com o clima histórico dos mercados centrais. "Adoro a iniciativa porque é um incentivo a mais para a produção cultural local. Por isso venho todos os anos", avaliou a estudante Lívia Gabriela, 24. O perfurador de poços de petróleo, Júnior Machado, 30, veio pela primeira vez e adorou. "As atrações e a logística foi o que mais me atraiu", observou.

Estrutura

Para garantir a segurança e o ordenamento do tráfego, a PMA buscou o apoio do Governo do Estado para montar uma equipe formada por 40 guardas municipais, 70 homens da Polícia Militar e três guarnições do Corpo de Bombeiros. Além disso, foram disponibilizados 14 agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e uma unidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).