Negociação salarial prossegue com Sindicato dos Enfermeiros

Governo
21/02/2008 10h00

Em clima cordial e cooperativo, aconteceu no final da tarde ontem, quarta-feira, mais um encontro do ´Processo de Negociação Salarial 2008´, desta vez com o Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe (Seese). A Comissão de Negociação da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) recebeu os representantes da categoria, que levantaram 11 pontos, entre melhorias de condições de trabalho, concessão de benefícios trabalhistas e aumento salarial. O documento será analisado pela Comissão, que emitirá um parecer sobre as solicitações, para nova rodada de discussão.

A Comissão da PMA, formada pelos secretários municipais Bosco Rolemberg (Governo), Marcos Ramos (Saúde), Lucivanda Rodrigues (Administração) e Jeferson Passos (Finanças), ouviu as reivindicações e elogiou a postura dos representantes do Seese, que se posicionaram a favor da negociação com as demais entidades de classe, como forma de resolver questões da área da saúde municipal de forma conjunta. O encontro se deu no Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos. Uma segunda reunião ficou marcada para o dia 29, possivelmente com outros sindicatos.

Entre os pontos da proposta sindical estão: o aumento do incentivo aos profissionais que atuam no Programa de Saúde da Família, em Ambulatório e na Rede de Urgência e Emergência (RUE); reavaliação e ampliação do pagamento do adicional de risco, levando em conta o ambiente de trabalho; alteração do adicional de insalubridade por local de serviço; redução de carga horária para a RUE; além de quebra do teto salarial, progressão por mérito e título, aumento do auxílio alimentação e percentual de aumento para 2008.

Outro ponto importante foi a infra-estrutura das unidades de saúde, com sugestões para melhorar a manutenção preventiva de equipamentos permanentes nas unidades; compra de novos aparelhos, como tensiômetro e autoclave; revisão da ergonomia dos profissionais; e abastecimento regular de medicamentos e de materiais. "A reunião foi considerada produtiva por todos. Boa parte das reivindicações será analisada pela Comissão e a gente acredita que vai ter progresso", disse a presidente do Seese, Flávia Brasileiro, que esteve acompanhada da vice-presidente, Diana Oliveira, e três secretários do órgão.

Flávia explica que alguns dos pontos foram respondidos de imediato, a exemplo da isonomia para funções gratificadas, para que o valor pago seja de acordo com a função, e não com a carreira. Os sindicalistas ainda levaram outras questões relacionadas à questão salarial e condições de trabalho para todos da área de saúde. "Não existe acirramento de ânimos com outras categorias. A gente entende a saúde como algo multidisciplinar, portanto os benefícios têm que ser iguais para todos. Por isso, unimos forças em prol da população, estendendo esse entendimento à gestão municipal", reforçou a presidente do Sindicato.

"Ficamos muito impressionados com o nível de entendimento, com o nível de profissionalismo que o Sindicato apresentou aqui suas propostas, buscando de forma ponderada e pontual um entendimento, reconhecendo os pontos que são positivos e tentando melhorar os que são negativos. Isso é muito importante para que a gente possa crescer junto. Eles entendem as dificuldades da PMA e entendem que a gente tem que melhorar com todos e não apenas para um determinado grupo", comentou o secretário de Saúde, Marcos Ramos.

Sobre os pontos conjuntos, o secretário reforçou a importância do Seese se interessar em discutir de forma conjunta. "Esses pontos reforçam a tentativa de melhorar a saúde como um todo e não só da sua categoria. Isso é louvável", acrescentou Ramos, lembrando que a Comissão de Negociação passou ao Seese o relatório referente à arrecadação do último quadrimestre fiscal de 2007, que explicita as condições financeiras da Prefeitura, e recebeu a proposta do Sindicato para ser analisada. "Aquilo que for executável, vamos desenvolver o mais rápido possível", adiantou.

Ainda hoje, quinta-feira, o ´Processo de Negociação Salarial 2008´ segue com mais uma reunião com categorias da saúde municipal. A Comissão de Negociação da PMA recebe às 16 horas o Sindicato dos Odontologistas de Sergipe (Sinodonto-SE), numa primeira rodada de debate. Em seguida, às 17h30, acontece a segunda conversa do processo 2008 com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintasa-SE), já que a primeira ocorreu no dia 15. A expectativa da PMA é realizar no dia 29, às 10h30, uma reunião conjunta das categorias da saúde, com médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares e técnicos de enfermagem, além de psicólogos e assistentes sociais, que também atuam na área da saúde.