PMA comemora sucesso de mais uma edição do Projeto Verão

Cultura
21/02/2008 15h12

Um projeto que é sinônimo de sucesso, organização, qualidade e segurança, que já faz parte do calendário turístico da capital sergipana e conta com o reconhecimento dos aracajuanos. Assim foi o Projeto Verão 2008, promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), que aconteceu de 8 a 17 de fevereiro, na Orla de Atalaia.

Nesta edição, recheada de atrações, Aracaju viveu 11 dias de esporte, oficinas, dança, teatro, cinema e música. Do rock à MPB, do reggae à música eletrônica, os mais diversos ritmos fizeram na capital um verão ainda mais quente este ano. O evento se despediu em grande estilo, deixando saudades entre os turistas e os moradores da terra das araras e dos cajus.

Segundo a presidente da Funcaju, Lucimara Passos, o evento foi construído tendo como base o comprometimento com a cultura, arte, esporte e turismo, a fim de democratizar o acesso, sempre buscando torná-lo melhor a cada edição. "As pessoas têm acesso a grandes atrações que talvez não pudessem ou que nunca tiveram oportunidade de assistir. Paulinho da Viola, por exemplo, há 15 anos não vinha a Aracaju. Além disso, o artista sergipano tem espaço para mostrar o seu trabalho, fazendo com que o aracajuano reconheça e valorize a sua própria raiz. O Projeto Verão tem compromisso com todos estes setores", ressalva Lucimara Passos.

Ela falou ainda do reconhecimento ao projeto. "Cinema, música, dança, teatro, oficinas gratuitas são levados para a sociedade que já reconhece esse evento como fundamental para a sua cidade. É muito gratificante receber este reconhecimento e poder conferir este sucesso de perto", acrescentou.

Confira alguns depoimentos sobre o Projeto Verão 2008:

"O Projeto Verão é a promoção da cultura para todos, sendo que a população aracajuana mais carente, que não pode assistir a grandes shows dos principais nomes da música brasileira, pôde conferir durante esses onze dias. Os turistas se divertem, movimenta a economia da cidade, que ganha ainda repercussão nacional, e tudo isso colabora com o desenvolvimento. Nosso intuito é levar cultura de qualidade para todos. É um evento de todas as cores, ritmos e idades. O Brasil é democrático, diverso e plural. É Aracaju no Projeto Verão". (Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju)

"Todo artista que subiu ao palco nesse Projeto Verão adorou, porque o público prestigiou maciçamente, cantando e dançando. Foi um evento que se superou a cada noite. Isso é muito importante para a cidade, por ser um projeto que já se criou uma expectativa. Hoje podemos dizer que é muito melhor que o Festival de Salvador, porque aqui são atrações gratuitas, diferentemente de lá, que custa R$ 50 o ingresso por dia. Aqui é o poder público oferecendo arte e cultura com atrações nacionais e locais de qualidade, para uma platéia de mais de 100 mil pessoas, inclusive, turistas que acabam permanecendo mais tempo na nossa cidade". (Tânia Soares, deputada estadual)

"O Projeto Verão é uma iniciativa da Prefeitura que vem se juntar ao Projeto Verão do Governo do Estado, para juntos criarmos a oportunidade de trazer e promover a cultura, inclusive, fazendo com que o turista e o sergipano possam desfrutar melhor do verão na nossa cidade. É um projeto que envolve toda a capital, por isso deixo os meus parabéns. Um projeto que trás música, cultura, esporte, mas, sobretudo, junta os aracajuanos para comemorar com alegria e paz o verão. Além de estar sendo divulgado em todo o país, as parcerias que nós tivemos com órgãos de imprensa e o trabalho que nós fizemos de divulgação está ajudando a divulgar o trade turístico de Aracaju, oferecendo oportunidade aos turistas de ficarem um pouco mais na cidade. Então, tivemos músicas para todos os gostos, do samba de Paulinho da Viola ao rap de Marcelo D2. O Projeto Verão é o melhor verão do Brasil", ressalva. (Marcelo Déda, Governador de Sergipe)

"Este projeto é maravilhoso porque estamos no meio de artistas consagrados sendo muito gratificante para os músicos, bem como para aqueles que prestigiam os shows. Foi emocionante abrir o show de Paulinho da Viola, principalmente, pela pessoa humilde e simples que ele é. Nós sambistas nos damos muito mais do que outros que se enveredam por estilos outros". (Matheus, banda Só Lamento).

"A produção do Projeto Verão foi feliz em entender que música não se restringe a uma tribo somente, além de ter sido uma honra abrir este evento". (Henrique Teles, banda Maria Scombona)

"Desejo um forte abraço à rapaziada de Aracaju que curtiu bastante os shows e aos organizadores do evento, meus parabéns pela organização, segurança e qualidade do projeto". (Dudu Nobre, cantor)

"O Brasil, de um certo modo, se tornou muito mais homogêneo em relação ao acesso aos diversos estilos musicais. Você pode ter folclore ao lado de rock, ou da música erudita, já que a nossa cultura é múltipla. Isso foi o que conferimos aqui no Projeto Verão". (Dinho Ouro Preto, Capital Inicial)

"Já tinha um tempo que eu não vinha a Aracaju. Deixo um grande abraço e desejo que todos nós, não só o povo de Sergipe, mas todo o povo brasileiro vá encontrando o seu caminho pra gente sair da situação na qual nos encontramos, apesar de já ter melhorado. A gente vem melhorando há algum tempo, mas acho que eventos culturais são coisas muito importantes. Já tive a oportunidade de estar aqui nos encontros culturais de Laranjeiras, depois em São Cristóvão, sendo uma experiência maravilhosa. Então, para mim é maravilhoso e espero que continue cada vez tendo mais projetos assim, porque isso nos aproxima mais e nos revela mais ao público". (Paulinho da Viola, cantor)