Prefeito inspeciona etapa final das obras do Viaduto Jornalista Carvalho Déda

Infraestrutura
21/02/2008 14h49

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, inspecionou a etapa final das obras do Viaduto Jornalista Carvalho Déda, localizado no Distrito Industrial de Aracaju (DIA). O objetivo foi verificar os últimos detalhes para a inauguração da maior intervenção viária da história de Aracaju. A vistoria aconteceu na manhã de hoje, quinta-feira, sob a supervisão do presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Valmor Barbosa.

A estrutura do Viaduto do DIA está totalmente concluída, faltando apenas cerca de 5% dos serviços complementares e alguns acabamentos relativos à iluminação, sinalização, estacionamento, ciclovia, drenagem, recapeamento e pequenas mudanças no trânsito do entorno. Cerca de 200 homens estão trabalhando em ritmo acelerado. A obra é uma parceria dos governos municipal, estadual e federal.

"Está tudo indo muito bem, dentro da normalidade, e estamos nos preparando para a inauguração. Sempre fico emocionado quando vou visitar o viaduto, porque vejo que essa é uma obra de qualidade, que vai de fato colocar Aracaju na modernidade e mudar significativamente a vida da cidade. É muito gratificante ter sido o prefeito que vai entregar à população a maior obra urbana da história e ajudar a melhorar a qualidade de vida da coletividade", informou Edvaldo Nogueira.

Para o presidente da Emurb, Valmor Barbosa, com a vistoria foi possível constatar os avanços obtidos nas últimas semanas de trabalho. "O prefeito pôde ver de perto o quanto estamos acelerando o cronograma. Só falta o paisagismo e pequenos retoques finais em canteiros, estacionamento, iluminação e a parte de retornos e contornos", garantiu.

Trânsito

Além da visita às rampas, canteiros, alças, totens afixadas nos extremos Norte e Sul da avenida Adélia Franco e trechos pavimentados, Edvaldo Nogueira visitou ainda os serviços finais de drenagem e construção do novo anel viário no conjunto Médice II, assim como o recapeamento no entorno do Teatro Tobias Barreto e da ponte na avenida Tancredo Neves. As mudanças no trânsito são necessárias para garantir a fluidez dos veículos e abragem intervenções na avenida Marieta Leite, bairro Jardins, e nas imediações da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise).

A comunidade aprovou os investimentos que estão sendo feitos pela Prefeitura de Aracaju nas principais ruas do Médice. "Estou achando ótimo. As mudanças vão melhorar não só o tráfego, como também embelezar o conjunto", afirmou o diretor da Associação de Moradores, Dalvo Batista Nascimento. O aposentado Sebastião Evaristo Rogaciano reforçou os elogios. "A situação agora é outra. A gente estava precisando mesmo de um recapeamento", comemorou.

Sinalização

A equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciou hoje a pré-marcação das sinalizações horizontais e verticais, que incluem faixas de pedestre e de segurança, desenhos das pistas de rolamento e instalação de colunas para as placas de advertência e orientação. O trabalho estará finalizado até quarta-feira da semana que vem. A estrutura do viaduto possui 347,50 metros, uma altura máxima no vão central de 6,50 metros e pistas com 7 metros.

Presenças

A obra vai desafogar o trânsito e minimizar os engarrafamentos no DIA, especialmente em horários de pico. Cerca de 70 veículos trafegam por minuto na região no sentido Norte a Sul e outros 90 carros por minuto de Leste a Oeste da cidade. Também acompanharam a inspeção o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Lucimara Passos, e o promotor de Eventos Fernando Montalvão.