PMA e Instituto GBarbosa entregam kits a concludentes de curso de capacitação

Assistência Social e Cidadania
21/02/2008 17h36

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), da Prefeitura de Aracaju (PMA), realizou na tarde de hoje, quinta feira, a entrega de kits de produtos às 50 alunas concludentes do curso de `Higiene e Beleza´. Em uma parceria com o Instituto GBarbosa (IGB), a Semasc entregou os kits recheados de produtos, que foram doados pelo supermercado GBarbosa, para que assas participantes possam começar novas vidas.

O curso faz parte do 'Projeto Gestação´ e contou também com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que enviou profissionais da área de saúde para ensinar às futuras mães noções de saúde da mulher, higiene e cuidado com bebês. Em seus quatro meses de duração, o curso ainda ofereceu às alunas conteúdo na área de assistência social, abordando a perspectiva do fortalecimento do vínculo familiar e comunitário.

Segundo a coordenadora de proteção básica da Semasc, Yolanda de Oliveira, o objetivo do projeto não é apenas preparar as mulheres para o marcado de trabalho, mas também que as famílias sejam ajudadas no fortalecimento dos vínculos. "Nós aproveitamos a parceria do IGB, que também tem como bandeira a saúde da mulher, a difusão do pré-natal, do ‘não-aborto', e juntamos forças", declara Yolanda. A coordenadora ainda aproveita para agradecer a parceria: "Agradecemos ao IGB e esperamos ajudar cada vez mais famílias", apontou.

Gilvanete dos Santos participou do curso e conta que já tinha interesse na área. "Lá aprendemos a escovar, fazer penteados, cortar cabelos, noções de manicure, enfim, tudo o que precisamos para conseguir um espaço no mercado de trabalho nessa área", disse. Segundo a analista do IGB, Clécia Garção, nos kits há o material necessário para que as participantes possam alçar seus próprios vôos. "Elas receberam todo o material básico para começarem a trabalhar: secador, máquina de cortar, prancha, tesouras, escovas, etc. O básico. Daí por diante, com o trabalho, dá para elas comprarem as outras coisas", explica.

Ainda de acordo com a analista, o IGB já havia realizado parcerias pontuais com a Semasc, no entanto o Projeto Gestação já dura dois anos e vem se consolidando a cada dia. "O instituto procura parceiros para ajudar a colocar em prática os projetos. O IGB sozinho não consegue abranger o mesmo número de pessoas que abrange quando faz parcerias. Aí, um apóia de cada lado, oferece o que pode para realizar o curso", explica a analista. No Projeto ´Gestação´, o IGB entrou com recursos financeiros e a Semasc e a SMS com o pessoal técnico.