Programa ´Horas de Estudo´ retoma atividades no próximo mês

Educação
28/02/2008 08h51

O programa Horas de Estudo, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), através da Diretoria de Educação Básica (Deba), retoma suas atividades no próximo mês. Este ano será dada maior ênfase às práticas pedagógicas desenvolvidas com os professores em oficinas e palestras, para que, dessa forma, os docentes fiquem ainda mais preparados para a realização do trabalho em sala de aula.

As atividades do Horas de Estudo acontecem quinzenalmente, no Centro Municipal de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh), localizado no Bairro Siqueira Campos. O programa é uma conquista da categoria docente da rede municipal de ensino e tem como principal objetivo investir na formação continuada dos educadores, visando à melhoraria da qualidade de ensino.

Na primeira reunião anual os participantes escolhem os temas que gostariam de discutir, e é com base nessa informação que é feita a escolha dos palestrantes. Para o ano de 2008 estão programadas diversas atividades, a exemplo de oficinas, teatro, música e lançamento de livros de escritores sergipanos dentro do projeto 'O autor vai ao professor', uma maneira de aproximar educadores e autores, possibilitando, inclusive, o uso do material produzido no Estado nos trabalhos em sala de aula.

Em abril está prevista uma semana temática sobre leitura, com o envolvimento de todas as áreas de estudo que fazem parte do programa. A semana vai abordar a importância da leitura na aprendizagem e na formação de um verdadeiro cidadão.

"Em 2007 tivemos uma participação bastante efetiva dos professores. Acreditamos que em 2008 o programa terá um público ainda maior, para que o direito de aprender seja discutido e ampliado. A Diretoria de Educação Básica tem se empenhado, juntamente com os articuladores, para que as Horas de Estudo sejam cada vez melhores. Por isso pedimos que os professores compareçam", destaca a diretora da Delba, Patrícia Rosalba.