A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP) realiza hoje, terça feira, às 19 horas, no bairro Luzia, a segunda plenária com as comunidades. O encontro acontecerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tancredo Neves.
Neste primeiro semestre do ano de 2008 a PMA anunciará uma série de obras, e de acordo com o secretário de Participação Popular, Rômulo Rodrigues, as plenárias servirão para apresentar às comunidades o resultado das reivindicações inclusas no plano de investimentos 2007/2008.
A SEPP deu início à série de plenárias no dia 19 de fevereiro, no bairro Santa Maria. Ao total, 29 bairros receberão a equipe do Orçamento Participativo (OP) até maio deste ano, entre os quais o Farolândia, em 4 de março; Coroa do Meio, no dia 6 de março, e Inácio Barbosa, em 11 de março.
"As pessoas que comparecem são realmente engajadas e exercem um papel muito importante em suas comunidades, como formadores de opinião. Não há como não haver este diálogo: nós mostramos o que está sendo feito, e eles nos informam sobre as necessidades", explica o secretário. A SEPP espera que de 3 a 4 mil pessoas compareçam às plenárias deste primeiro semestre.
Para garantir a organização, e uma ampla participação nas plenárias, a SEPP aproveitou a reunião ordinária do Orçamento Participativo (OP), realizada dia 15 de fevereiro, no Centro Administrativo Aloísio Campos, para aconselhar os delegados e conselheiros do OP, assim como lideranças comunitárias, a divulgar as plenárias em seus bairros. O objetivo é que o maior número possível de pessoas participe.
Segundo Rômulo Rodrigues, também estão programadas panfletagens, e a colocação de faixas convidando as comunidades. "A Participação Popular, na verdade é um grande processo de educação coletiva. Quando dizemos que a população tem o direito de exigir um serviço público de qualidade, queremos dizer também que os cidadãos têm o dever de se envolver com a participação popular, e olhar sua cidade com carinho e solidariedade", destacou Rômulo.
Além da SEPP, outra instituição do município que pratica papel fundamental de aproximação com as comunidades durante os encontros é a Fundação Municipal do Trabalho e Renda (Fundat), que participa das plenárias recolhendo sugestões sobre novos cursos de capacitação que atendam às necessidades específicas de cada área. De acordo com o secretário Rômulo, a aceitação da população quanto aos cursos da Fundat vem sido crescente.