Obras do projeto ´Santa Maria Protege´ continuam em execução na zona de expansão de Aracaju

Infraestrutura
29/02/2008 09h00

Iniciada há aproximadamente três meses, a construção de 14 blocos de apartamentos no bairro Novo, na zona de expansão de Aracaju, apresenta um bom andamento na execução dos serviços. São ao todo 224 residências que serão entregues a famílias que vivem em situação de risco no Morro do Avião, no bairro Santa Maria. A obra integra o projeto ‘Santa Maria Protege', executado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo Federal.

Cada apartamento possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro. De acordo com o mestre de obras Antônio Gomes de Moura, atualmente cerca de 60 homens trabalham em oito dos 14 blocos, que estão em diferentes etapas. A previsão é de chegar até 120 pessoas trabalhando no local, à medida que a construção avance. "Estamos com cinco blocos de apartamentos em fase de alvenaria e quatro com as lajes de fundação já concretadas. Nos demais, já estão pontos os gabaritos, ou seja, as marcações e fundações da estrutura", informou.

A edificação dos apartamentos está utilizando o sistema de lajes de concreto protendido, que traz vantagens técnicas e econômicas para a realização dos serviços, segundo explica o fiscal da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Givaldo Bomfim Santos. O órgão coordena a atuação da empresa Teccol Engenharia, responsável pela obra.

"Além de garantir maior rapidez, economia e segurança, o material é leve e não requer a utilização pilares, ferragens e concreto pesado", destaca o fiscal. Tais características vêm sendo aproveitadas nas lajes de fundação dos apartamentos.
Outro diferencial da obra diz respeito ao tipo de bloco utilizado para erguer as paredes. Chamado de ‘bloco estrutural', ele evita que paredes sejam quebradas para as instalações elétricas e hidráulicas. Toda a tubulação passa por dentro do bloco.

Santa Maria Protege

Lançado em 2005, o projeto prevê a reurbanização e desfavelamento do bairro Santa Maria. Desde então, a Prefeitura de Aracaju já realizou serviços de contenção do morro do Avião, construção de um novo canal de escoamento de águas pluviais, assim como a recuperação de sua vegetação.

Além disso, controlou a erosão das encostas do morro e permitiu a captação e o lançamento de águas pluviais do Canal Santa Maria, também construído pela PMA. Ainda dentro do projeto, foi realizada a drenagem e pavimentação de ruas do bairro e teve início a construção de casas populares na área de expansão.