O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, fez algumas reformulações administrativas na Empresa Municipal de Urbanização e Obras Públicas (Emurb) para buscar uma melhor adequação às diretrizes de governo e preparar a cidade para o processo de expansão em curso. As novidades incluem desmembramentos de diretorias e a posse de novos diretores executivos, que aconteceu na manhã de hoje, terça-feira, na sede do órgão, localizada na Avenida Tancredo Neves.
"Temos que preparar a Emurb para os novos desafios que teremos pela frente. Aracaju vai se desenvolver cada vez mais e, para que nossa cidade cresça de forma ordenada e mantendo a qualidade de vida, precisamos de uma Empresa que pense no cidadão, planeje o futuro e seja profissionalizada com quadros talentosos e dedicados. Isso foi o que me fez aceitar a indicação desses técnicos de carreira para postos estratégicos", afirmou o prefeito, durante a assinatura do termo de posse.
Assumiu a Diretoria de Obras Públicas (antiga Diretoria de Obras e Operações), Paulo Roberto Melo Costa, em função da saída do engenheiro Antônio Vasconcelos, que terá o desafio de comandar a Diretoria de Engenharia do Departamento Estadual de Infra-Estrutura Rodoviária de Sergipe (DER). A recém-criada Diretoria de Operações ficará à cargo de Sandoval Romão Batista. Ambos são engenheiros e funcionários de carreira da Emurb.
A Diretoria de Gestão passa a se chamar Diretoria Administrativa e continuará sob a direção de Walderly Lopes de Oliveira. Enquanto que a Diretoria de Planejamento será denominada agora de Diretoria de Urbanismo, permanecendo sob o comando de Anete Hermínia Oliveira Pereira. Participaram da posse dos novos diretores o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Sílvio Santos, o secretário municipal de Planejamento, Luciano Pimentel, e servidores públicos.
Estratégia
Segundo o presidente da Emurb, Valmor Bezerra, as mudanças iniciais feitas no órgão representam um passo importante para consolidar os avanços dos últimos seis anos. "Essa nova divisão administrativa foi feita no momento certo. Ao desmembrarmos diretorias e redefinirmos atribuições, temos condições de desafogar as diretorias e centrar esforços em ações estratégicas que, com certeza, irão melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados ao cidadão", avaliou.
Para se ter uma idéia da importância dessas reformulações, ao criar a Diretoria de Urbanismo a equipe técnica terá as ferramentas necessárias para atuar com mais intensidade nas ações de planejamento urbano da cidade. "No futuro queremos associar o planejamento geral da Prefeitura ao planejamento urbano. Precisamos pensar mais do que nunca o futuro: como vai ser o processo de expansão e o que fazer para que Aracaju continue linda, agradável, tranqüila, boa de se viver e sem os problemas de outras capitais", ressaltou o prefeito Edvaldo Nogueira.