Exposição 'O Mundo em Preto e Branco' é prorrogada até domingo

Cultura
29/02/2008 08h19

A exposição 'O Mundo em Preto e Branco, do artista Valmir Ramos II, que acontece desde o dia 14 de fevereiro no Mirante da Praia 13 de Julho, foi prorrogada até o domingo, dia 2. No local o público pode conferir 23 trabalhos que trazem o traço original, forte, marcante e peculiar do desenhista. A mostra recebe apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), que administra o Mirante.

A arte de Valmir Ramos II traz, sobretudo, a qualidade e a perfeição do nanquim, desmistificando e desvinculando o desenho da infantilidade, já que, para ele, algumas pessoas ainda imaginam o desenho como algo infantil e não o concebem como arte.

Segundo o desenhista, as cores existentes nas telas, por exemplo, muitas vezes chamam mais a atenção do que a qualidade do traço, da técnica utilizada, da arte em si. "Isso não procede com o preto e branco, mas é uma arte que ainda sofre preconceito. Essa é a minha marca registrada. Eu sempre tive um fascínio pela fotografia em preto e branco", acrescenta Valmir.

A tinta nanquim, desenvolvida pelos chineses há mais de dois mil anos, é um material corante (tinta preta), preparada com negro-de-fumo coloidal (pó-de-sapato) e empregada especialmente para desenhos, aquarelas, dentre outros. Ela era retirada de glândulas dos animais cefalópodes (moluscos marinhos). Uma técnica constituída de nanopartículas de carvão suspensas em uma solução aquosa.

O Mirante da Praia 13 de Julho, localizado na Av. Beira Mar, calçadão da 13 de Julho, funciona de segunda à sábado das 9 às 21 horas, e aos domingos e feriados das 9 às 15 horas. Informações: (79) 3179-2192.