Programa Academia da Cidade será avaliado pelo Ministério da Saúde

Saúde
29/02/2008 09h23

O Programa Academia da Cidade passará em 2008 por uma avaliação promovida pelo Ministério de Saúde. O estudo envolverá cerca de 3 mil pessoas e tem como objetivo descobrir o quanto o programa tem contribuído para promover saúde e qualidade de vida para a população da capital.

Desenvolvido desde 2004 pela Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Academia da Cidade atende a uma média de 2 mil pessoas, que participam gratuitamente de atividades físicas nos bairros e contam com avaliação física periódica. As aulas são orientadas por profissionais de educação física e estagiários.

De acordo com o coordenador do Academia da Cidade, professor Bráulio César de Alcântara, um consultor do Ministério, o professor Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas (RS), esteve em Aracaju entre os dias 18 e 20 de fevereiro para conhecer a iniciativa.

"O professor Hallal manteve reuniões com a equipe do Academia da Cidade e visitou os pólos onde as atividades são desenvolvidas. Ele elogiou a forma como a Prefeitura de Aracaju incentiva a população a participar e se disse admirado com a abrangência do programa", disse Bráulio.

Agora membros da SMS e do Academia da Cidade se preparam para receber novos representantes do Ministério da Saúde. Bráulio Alcântara explica que o Governo Federal indicará um outro auxiliar para ajudar a montar a pesquisa. A nova visita deve ocorrer no mês de março.

"Será indicada uma nova pessoa para prosseguir com a avaliação aqui, provavelmente ainda em março, e que nos ajudará a montar a pesquisa para mensurar os resultados do programa. Isso deve nos ajudar a direcionar as atividades nos próximos anos", ressaltou o coordenador.