Inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos da Fundat terminam na próxima semana

Formação para o Trabalho
28/02/2008 10h07

Estão abertas até a próxima semana as inscrições para os cursos de capacitação oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho e Renda (Fundat), para este primeiro semestre. Os interessados devem procurar as Unidades de Qualificação Profissional (UQP) da Fundat ou a Escola do Legislativo até o dia 7 de março, munidos de documento de identidade e CPF. É necessário ter mais de 16 anos, ser alfabetizado e residir em Aracaju. As vagas são preenchidas por ordem de inscrição.

As aulas começam no próximo dia 10 e acontecem diariamente, nos turnos da manhã e da tarde. Em cada UQP estão sendo ofertadas diferentes opções de cursos, de acordo com as demandas e solicitações feitas pela comunidade no ano passado. No Jardim Esperança, os cursos oferecidos são de informática básica (manhã e tarde) e preparo de tortas e bolos (tarde).

No Jardim Centenário, as opções são: agente de limpeza (tarde), telemarketing (tarde), bijuteria (tarde). Na UQP do Porto D´Anta, a PMA disponibiliza curso de informática básica/open office (manhã e tarde). Já no Santa Maria, a população pode optar por informática básica (manhã e tarde), espanhol (manhã) e agente de limpeza (manhã). Na unidade da Coroa do Meio, os cursos oferecidos são de informática básica (manhã e tarde), doces e salgados (tarde) e espanhol (tarde).

A única UQP que neste primeiro semestre não vai funcionar para fins de capacitação é a do Santos Dumont, que está passando por reformas para a melhoria da estrutura física. Entretanto, assim como no ano passado, a Fundat vai promover cursos de qualificação na Escola do Legislativo, que é parceira da PMA. No espaço cedido pela entidade, serão ministradas aulas de informática (manhã e tarde), espanhol (manhã) e atendimento ao cliente (manhã).

É importante lembrar que as inscrições devem ser feitas no local onde está sendo ofertado o curso de interesse. "Esperamos que muitas pessoas nos procurem e possam se qualificar profissionalmente, como aconteceu no ano passado, quando a Prefeitura capacitou 6.002 pessoas. Para nós, é muito gratificante levar esperança para os cidadãos, ao ampliarmos seus conhecimentos e aumentar suas chances de entrar no mercado de trabalho. E ao melhorar a qualidade de vida da população, estamos contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico da cidade", destaca a coordenadora de qualificação profissional da Fundat, Marta Rocha.