Está em fase de conclusão o mais novo trecho de ciclovias construído pela Prefeitura de Aracaju. Localizadas na avenida Tancredo Neves, entre o Distrito Industrial e a avenida Beira Mar, as pistas especiais totalizam 2,3 km de extensão e devem facilitar ainda mais a vida dos ciclistas da cidade.
Inicialmente prevista para ser entregue no dia 7 de abril, a obra está adiantada e pode ser finalizada até 15 dias antes do estimado, segundo avalia o coordenador do Núcleo de Obras e Fiscalização (DOF) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), José Resende Góis Júnior.
"Já fizemos quase todas as pistas de concreto, que ficam no canteiro central da avenida. Também já estamos adiantados na pintura indicativa e vamos entrar na fase de sinalização semafórica, que contará com o moderno sistema LED, que a Prefeitura adotou por ser mais seguro", acrescenta Resende.
A ciclovia irá ligar as zonas Oeste e Sul da cidade, passando pelo recém inaugurado Viaduto Jornalista Carvalho Déda. Do outro lado do viaduto, a Prefeitura construiu recentemente outros 4,6 km de ciclovias e que serão entregues conjuntamente.
A Prefeitura de Aracaju deve investir R$ 497 mil em todo o serviço, que consumiu cerca de 6.000 m² de concreto e envolve 15 operários por dia. Com mais esta ligação, a administração municipal deve alcançar 38,9 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas implantadas desde 2002.
Para o entregador de água mineral Thiago de Oliveira Silva, 20 anos, a ciclovia contribui para evitar acidentes e torna o trabalho dele mais fácil, assim como o de outras centenas de pessoas que utilizam diariamente uma bicicleta como meio de locomoção.
"Vou e volto por aqui umas três vezes por dia e já vi muitos acidentes acontecerem no passado. Agora, passando pela ciclovia eu consigo ir mais rápido e os motoristas de carros e ônibus respeitam mais do que quando sigo pelo acostamento", comenta Thiago, que já percorre os trechos prontos da obra.
Segundo o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, Aracaju é uma das poucas cidades brasileiras que mantém um programa de construção de ciclovias, valorizando e incentivando o uso da bicicleta nos deslocamentos para lazer ou trabalho. "A nossa preocupação é com a qualidade de vida da população", lembra.
Até o ano passado, Aracaju possuía 32 Km de ciclovias e ciclofaixas construídas pela PMA nas avenidas Augusto Franco, Beira Mar, Tancredo Neves, Santa Gleide, São Paulo, Perimetral da Coroa do Meio, Heráclito Rolemberg, Tiradentes, Gasoduto, Mário Jorge, Santos Dumont e Coelho e Campos.