PMA e Conam realizam palestra sobre violência doméstica contra mulher

Assistência Social e Cidadania
05/03/2008 11h36

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou palestra sobre violência doméstica contra a mulher, em parceria com a Coordenação dos Movimentos de Mulheres do Estado de Sergipe (Conam Mulher). O evento aconteceu na tarde de ontem, terça-feira, no salão paroquial da Igreja Santa Cruz, localizada no bairro Santa Maria.

A palestra foi proferida pela delegada da mulher, Renata Abreu Aboim, que falou sobre a prevenção da violência doméstica e sobre como se proteger juridicamente. "Meu objetivo nesta palestra foi esclarecer as mulheres desta comunidade acerca do papel da delegacia em relação as mulheres vítimas da violência doméstica e dizer o que pode ser feito pelas vítimas. Também quis trazer mais informações sobre a Lei Maria da Penha, que entrou em vigor no final de 2006, já que muitas mulheres ainda não sabem que, com essa lei, o agressor pode ser atuado em flagrante delito", destacou. A delegada também falou sobre as medidas proteção às vítimas. "Essas informações são de suma importância porque permitem que as mulheres saibam a quem recorrer e como buscar os seus direitos", comentou

Para a presidente da Conam Mulher, Adriana de Oliveira, esclarecimentos como esses são de grande relevância e precisam ser difundidos não só na semana do Dia Internacional da Mulher, mas durante todo o ano. "Não podíamos deixar de comemorar o dia 8 de março, que é um dia especial para todas nós mulheres. Para que essa data se tornasse um marco, muitas mulheres lutaram, algumas morreram e hoje estamos comemorando a participação e os avanços da mulher em vários setores da sociedade", declarou.

Parceria

A Semasc é uma grande parceira da Conam Mulher na realização de trabalhos voltados às mulheres do município de Aracaju, a exemplo de palestras nas áreas de saúde, educação e lazer, cujo objetivo é conscientizar o público feminino sobre os seus direitos. Além disso, os serviços oferecidos pela Semasc no Centro Especializada de Assistência Social (Creas) São João de Deus, localizado no bairro Santo Antônio, têm contribuído prevenir a violência doméstica contra a mulher.

"Lá no Creas atendemos mulheres vítimas de violência doméstica e tentamos torná-las independentes financeiramente, para que elas possam acabar com a relação de dependência que as prendem aos agressores. Nesse sentido, a parceira entre a Semasc e a Conam Mulher, que tem possibilitado a oferta de Cursos de Promoção Inclusiva para famílias do bairro Santa Maria, é fundamental para que elas tenham a sua própria renda e sejam independentes", ressaltou a diretora da Semasc, Edvaneide Souza Paes de Lima.

"Eu já ouvi falar no Creas do Santo Antônio e da delegacia da mulher, mas nunca precisei e espero nunca precisar mesmo. Acho muito importante esse trabalho feito pela delegacia, Conam e Semasc com objetivo de proteger a mulher. A mulher não nasceu para ser saco de pancada não, tem que procurar os seus direitos", afirmou a dona de casa Maria Cilene da Silva Santos, 30 anos.