Até o próximo mês, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) João Teles de Menezes, localizada no Bairro Getimana, e Dom José Vicente Távora, situada no Manoel Preto estarão oferecendo às suas comunidades escolares novas quadras poliesportivas. Em obra há quase seis meses, as novas instalações vão permitir a prática de diversas atividades, a exemplo de voleibol, futsal, handebol e recreação.
As quadras possuem estrutura totalmente adaptada, com piso monolítico de alta resistência, cobertura em tira de alumínio, iluminação com refletores, demarcações em cores indicativas e estrutura adaptada para portadores de deficiência física. Na Emef João Teles de Menezes a coordenação está preparando uma festa para comemorar a inauguração e também o aniversário de 20 anos da unidade de ensino. O evento vai contar com a participação de toda a comunidade escolar.
"Essa é uma conquista de toda a escola. Com esse espaço, nossos estudantes vão poder realizar atividades esportivas para
complementar a carga horária e ocupar o tempo livre. Também poderemos realizar projetos como o Segundo Tempo, que trabalha com esporte", disse o coordenador geral da Emef João Teles de Menezes, Volney de Melo Dias.
Os alunos, maiores favorecidos, são os mais ansiosos e satisfeitos. Só na Emef João Teles, 623 estudantes serão beneficiados. "Sempre gostei muito de esporte e com essa nova quadra vou poder praticar futsal com os meus amigos e outros esportes também", comentou o aluno Felipe Santos Cardoso, 10 anos, aluno da 3ª série do ensino fundamental.
O professor de educação física da Emef João Teles, José Fernandes Fontes, avalia que com as condições que a quadra oferece será possível a prática segura de várias atividades físicas, tidas como fundamentais para a integração dos estudantes, diminuição da agressividade e desenvolvimento de sentimentos nobres, a exemplo do companheirismo.
Na Emef Dom Vicente Távora a nova quadra também já está quase pronta e o sentimento de alegria é grande na comunidade escolar. "Esse novo espaço vai mudar a cara da nossa escola, tornando-a, sem dúvida, mais alegre. Posso sentir isso pela empolgação dos alunos. Agora temos mais um espaço para a realização dos nossos eventos e para o incentivo à prática esportiva, com a implantação de programas como ‘A dança vai à escola', que vai trazer aulas de jazz, ballet e dança moderna para todos os nossos alunos", declarou a coordenadora pedagógica da unidade, Maria Vaneide Ferreira.