Junta de Serviço Militar é instalada em novo prédio

Governo
05/03/2008 15h21

Visando proporcionar um melhor atendimento aos jovens aracajuanos, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria de Governo (Segov), instalou a Junta de Serviço Militar em um novo prédio, localizado na rua Senador Rollemberg, 77, no centro comercial de Aracaju, próximo à antiga Associação Atlética. Segundo o tenente Jorge Henrique Pereira Prata, a mudança trouxe benefícios aos jovens. "Diariamente atendemos mais de 200 pessoas, então, um espaço maior oferece mais conforto", diz.

Poucas pessoas sabem, mas a Junta de Serviço Militar é de mantida pela PMA. "O órgão alistador é de inteira responsabilidade da Prefeitura, tanto material, predial, como pessoal, cabendo ao Exército a administração da documentação que é utilizada no processo do alistamento e a fiscalização das atividades", conta o tenente. Em Sergipe, todas as Juntas estão sob a jurisdição de uma das cinco Delegacias do Serviço Militar existentes no Estado. A Junta também oferece outros serviços, como primeira via do certificado de dispensa de corporação e transferência.

Ele lembra que os jovens do sexo masculino têm até o dia 30 de abril para fazer o alistamento militar. Os que completam 18 anos em 2008 fazem o alistamento gratuitamente. Para os que passaram dos 18 anos, existe a necessidade do pagamento de uma taxa no valor de R$ 1,88. A documentação necessária é certidão de nascimento ou identidade, uma foto 3x4 e comprovante de residência, no nome do pai ou da mãe. Para os que residem em casa alugada, basta levar o contrato de aluguel.

O atendimento da Junta é das 7 às 13 horas. A seleção acontece de 16 de julho a 30 de setembro. Cerca de 450 jovens devem ser escolhidos para servir às Forças Armadas em Aracaju durante um ano. Os interessados em prorrogar o tempo de serviço podem solicitar o reengajamento por mais sete ou oito anos.

Os candidatos considerados aptos serão convocados em janeiro do próximo ano, enquanto os inaptos vão receber o certificado de dispensa do serviço militar. O delegado da 1ª Delegacia da 19ª Circunscrição de Serviço Militar, à qual a Junta de Aracaju está subordinada, tenente Jorge Henrique Pereira Prata, lembra que o alistamento é obrigatório e a não apresentação pode acarretar em sérios prejuízos aos faltosos.

A expectativa do tenente Prata é que aproximadamente seis mil jovens devem ser atendidos até 30 de abril. "Nós temos que atingir um pouco mais de 1% da população de Aracaju, que hoje ultrapassa os 500 mil habitantes", lembra. Em 2007, 6.200 jovens se alistaram em Aracaju.