Assistência Social de Aracaju é destaque em evento acadêmico

Assistência Social e Cidadania
05/03/2008 16h19

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), participou de palestra sobre a Rede-Socioassistencial desenvolvida nos Centros de Referências da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). O evento aconteceu na tarde de ontem, terça-feira, no Auditório da Universidade Tiradentes (Unit), Campus Farolândia, e reuniu alunos e professores do curso de Serviço Social.

A Rede de Proteção Social Básica e Especial foi discutida em mesa redonda com outras instituições ali presentes, tendo como tema principal a política de atenção á criança e ao adolescente. Fizeram parte da discussão a coordenadora da Proteção Social Básica do município de Aracaju, Yolanda de Oliveira Santos, o gerente dos Serviços de Média Complexidade, Ricardo de Souza, e representantes da Semasc.

Yolanda de Oliveira ressaltou a importância de falar nas universidades sobre o trabalho que a Semasc desenvolve em relação a crianças e adolescentes. "A temática discutida foi exatamente a Proteção Social Básica referente à infância e à adolescência no município de Aracaju. Desta forma, foi possível colocar para todos os participantes as atividades desenvolvidas nestes centros sociais e mostrar que o Cras e o Creas são as portas de entrada das famílias e indivíduos que necessitam dos serviços sociais".

Já Ricardo de Souza lembrou que a Semasc está à frente da Rede Socioassistencial em Aracaju, mas que a rede tem diversos atores que a compõem e articulam. "É essencial a colaboração, por exemplo, dos Conselhos Tutelares, Ministério Público, 16ª Vara da Infância e da Juventude, Delegacia da Criança e do Adolescente Vítimas e as Secretarias da Saúde e Educação do município, que estão juntas como órgãos de proteção e garantia", comentou.