Cineasta Hermano Penna exibe hoje documentário no NPDOV

Funcaju
06/03/2008 10h18
Início > Notícias > Cineasta Hermano Penna exibe hoje documentário no NPDOV

O cineasta cearense radicado em São Paulo, Hermano Penna, está em Aracaju, onde apresenta hoje, quinta feira, seu documentário ´São Paulo de Uauá´. A exibição acontece às 20 horas, no Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), ligado à Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esporte (Funcaju). Depois do filme, Penna vai conversar com os espectadores sobre sua experiência no cinema e na produção audiovisual.

Desde jovem, Hermano Penna freqüentava grupos de cineastas em Salvador, na década de 1960. Em São Paulo, para onde se mudou após uma rápida passagem por Brasília, ele passou a se dedicar à direção de fotografia e roteiros de inúmeros filmes. Seu desenvolvimento profissional aconteceu na direção de documentários, exibidos, inclusive, no Globo Repórter.

Em 1983, o cineasta foi premiado como melhor diretor no Festival de Locarno, Suíça, com seu primeiro longa-metragem, ´Sargento Getúlio´. No mesmo ano, o filme foi o grande vencedor do Festival de Gramado, com os prêmios de melhor ator para Lima Duarte; melhor ator coadjuvante para o sergipano Orlando Vieira; melhor som direto; melhor filme; Grande Prêmio da Crítica; Grande Prêmio da Imprensa e o Prêmio do Júri Oficial.

São Paulo de Uauá

O filme exibido nesta quinta-feira, a convite da Fundação Aperipê, ficou em primeiro lugar entre os 820 inscritos no concurso realizado pelo DOCTV II, em 2005, e já foi veiculado duas vezes na TV Cultura. O documentário mostra a cidade de São Paulo no imaginário dos moradores da cidade de Uauá, no sertão baiano. Os relatos contam o que pensam aqueles que deixaram ou que sonham em viver na grande metrópole brasileira.