A colocação de faixas irregulares em áreas públicas continua sendo fiscalizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), com o objetivo de manter a cidade visualmente mais agradável. Nos dois meses de 2008, a PMA, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), recolheu 1241 faixas em diversos pontos.
O trabalho tem resultado numa média de 600 faixas retiradas por mês, a exemplo do que ocorreu no ano passado. Nos 12 meses de 2007, a Emsurb flagrou mais de 8.000 faixas em locais inapropriados. A iniciativa está prevista na Lei Complementar 28/26 concomitante com a Lei Municipal 1.721/89.
Segundo o presidente da Emsurb, Silvio Santos, a poluição visual causada pelas faixas clandestinas deixa a capital com um aspecto desorganizado e obstrui outras propagandas que são veiculadas de modo legal. "É um trabalho constante, realizado de domingo a domingo, não só pelo dia, como também à noite", explica.
Licença
No entanto, Sílvio Santos explica que faixas com conteúdo de interesse público e sem fins lucrativos podem ser afixadas depois de uma avaliação da Diretoria de Espaços Públicos da Empresa, dentro do Parque da Sementeira, situado na avenida Beira Mar, s/n. Mais informações podem ser obtidas pelo (79) 3179-8809.