Semasc promove palestra sobre Cursos de Promoção da Inclusão Produtiva

Família e Assistência Social
07/03/2008 11h49
Início > Notícias > Semasc promove palestra sobre Cursos de Promoção da Inclusão Produtiva

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou na tarde de ontem, quinta-feira, no auditório do Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh) Professor Fernando Lins de Carvalho, no bairro Siqueira Campos, uma palestra sobre os Cursos de Inclusão Produtiva oferecidos pela Prefeitura de Aracaju. Na ocasião, famílias inscritas nos Centros e Referência em Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado (Creas) Professor Gonçalo Rollemberg Leite puderam aprender mais sobre empreendedorismo.

O objetivo do evento foi estimular a participação das comunidades nos 11 cursos de Inclusão Produtiva ofertados pela Semasc e desenvolvidos nos Cras e Creas: Corte e Costura; Cama, Mesa e Banho; Pintura em Tecido; Patchwork; Customização e Lingierie; Higiene e Beleza; Bonecas e Enfeites de Cozinha; Garçon; Agente de Limpeza e Serigrafia. São dez turmas, com 25 pessoas cada uma.

Na abertura da palestra, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama que fazem parte do Coral Escola Aberta fizeram uma pequena apresentação para todos os participantes. Em seguida, a palestrante Ângela Maria do Nascimento Lima falou sobre empreendorismo e auto-estima. "A gente que é instrutor ou instrutora de um projeto grandioso como este e percebe, principalmente entre os jovens, que falta estímulo por parte dos pais. Por isso, a gente tem que mostrar a importância de aproveitar as oportunidades que os nossos governantes estão oferecendo", ressaltou.

Segundo a coordenadora de Promoção da Inclusão Produtiva, Anna Boeger, a Semasc, além de oferecer os cursos profissionalizantes, dá assessoria a todos os participantes, tanto na oferta de material, quanto na disponibilização do espaço para a realização dos trabalhos. "Nossa expectativa com esses cursos na área de empreendorismo é fazer com que essas pessoas possam ter a sua própria renda e mostrar que todos são capazes de produzir, além de trabalhar a auto-estima e resgatar vínculos que na maioria das vezes estão fragilizados. Com a assessoraria que prestamos durante um período de mais seis meses, queremos criar condições para que qualquer cidadão ou cidadã possa abrir o seu próprio negócio", comentou.

"A minha expectativa é enorme em relação a esse curso que vai começar este mês, já que em casa a gente não consegue nada e temos que ajudar na renda também. A mulher hoje é mais valorizada, tem mais espaço e liberdade, então não podemos perder esta oportunidade que a Prefeitura de Aracaju está oferecendo para a gente. Com este curso, espero abrir o meu próprio negócio e mostrar que tenho valor e sou capaz", afirmou a dona de casa Sônia Cristina dos Santos.

A estudante Cristina Oliveira Calixto, 19, também se mostrou bastante entusiasmada com o que ouviu na palestra. " Os jovens de hoje precisam ter capacitação para ingressar no mercado de trabalho. O mundo é muito competitivo, por isso estou confiante, sei que as portas estarão abertas para mim. A gente observa que falta estímulo de nossos pais e professores. Por isso este incentivo que foi passado nessa primeira conversa foi de grande importância. Agora é só aprimorar cada vez mais os nossos conhecimentos", declarou.