Na manhã desta sexta-feira, o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Sílvio Santos, representou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, durante a solenidade de abertura da XXIII Etapa do Censo Educacional, que ocorreu no Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento, no bairro Coqueiral. O censo será realizado em parceria entre o Ministério Público de Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O Censo Educacional tem o objetivo de verificar o número de crianças e adolescentes que não possuem certidão de nascimento, que são Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNEE) e que ainda estão fora da escola. Nesta edição, o bairro Coqueiral recebe os 300 recenseadores, que visitarão todas as casas do local. Com as informações, a Secretaria de Educação e o Ministério Público vão adotar medidas para erradicar a evasão, o analfabetismo e a exclusão social em Sergipe.
Sílvio Santos enalteceu a iniciativa do MP em realizar um trabalho nas proporções do censo. "Esse é um trabalho muito importante para nossas comunidades e nós que fazemos a Prefeitura Municipal de Aracaju nos sentimos muito honrados de sermos parceiros dessa iniciativa, que visa melhorar os programas realizados nesta comunidade e solucionar os problemas relativos à educação", ressalta. Ele ainda solicitou à comunidade que recebesse os recenseadores de braços abertos.
Para o governador Marcelo Déda, o papel que o MP está desenvolvendo é de extremo orgulho para os sergipanos. "O Ministério encarou muito confortavelmente a tarefa de ser um aliado da cidadania, de buscar defender cotidianamente os direitos do cidadão. O MP resolveu criar um censo, ser pró-ativo, ir para as ruas, conhecer as realidades e construir esse modelo de censo educacional que vai de casa em casa, identificando a população em idade escolar, buscando verificar o cumprimento da regra constitucional que assegura o direito de educação para todos e, com base nesses levantamentos, vamos iniciar um diálogo produtivo com as administrações públicas do estado e dos municípios onde o censo é realizado", observou.
A procuradora de justiça do Ministério Público, Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça não esqueceu de parabenizar e agradecer os recenseadores que iriam desenvolver o trabalho. "Desejamos a todos muito sucesso, responsabilidade e empenho para que possamos concluir com sucesso o trabalho de coleta de dados. Temos certeza que o resultado dessa pesquisa trará mais qualidade de vida para a comunidade", declarou.
Também estiveram presentes à cerimônia o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Sério Góis, a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina da Graça, o presidente executivo do Movimento Todos pela Educação, Mozart Ramos, o promotor de justiça do Direito à Educação de Aracaju, Luiz Fausto Dias, o secretário estadual de Educação, José Fernandes de Lima, o vereador Robson Viana e a corregedora do Ministério Público, Creuza Figueiredo, entre outros.