A primeira ´Horas de Estudos´ dos coordenadores gerais e administrativos de 2008, que no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos, contou com a presença de vários dos novos gestores escolares. Os participantes refletiram sobre as atribuições de um coordenador escolar, assim como, conheceram algumas modificações feitas nos instrumentais escolares e a legislação que orienta a instituição de ensino.
A coordenadora de Gestão Escolar da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a professora Maria José Guimarães Vieira foi a responsável pela condução dos trabalhos. Passou informes e avisos sobre o envio de atas de rendimento e dos calendários escolares, além das orientações gerais sobre as vacâncias dos conselhos escolares. Maria José também abordou as questões referentes à progressão e ao passe escolar. Durante os informes os coordenadores puderam tirar várias dúvidas sobre a realidade da sua escola.
"Esperamos contar com propostas consistentes e integradas dos coordenadores nessas Horas de Estudo 2008. O que a Semed pretende é apoiar todas as ações desses novos gestores, prestando todas as orientações necessárias para que se sintam seguros. Durante os nossos encontros vamos refletir teoricamente sobre temas ligados ao gerenciamento da escola, exercitando habilidades e competências para uma melhor gestão das escolas municipais", disse Maria José Guimarães.
O encontro também foi dedicado à discussão das questões relativas à legislação e aos instrumentais escolares. A apresentação das leis que norteiam a gestão escolar foi feita de forma minuciosa, já que os coordenadores têm que trabalhar seguindo a legislação vigente. A Lei Federal de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), assim como a Lei Municipal, resoluções e portarias foram alguns dos pontos apresentados.
Os instrumentais escolares foram também outro ponto do trabalho com os coordenadores. A escolha desse tema foi feita graças às modificações que alguns deles sofreram. Foram trabalhados os certificados de conclusão de ensino fundamental e de conclusão da Educação de Jovens e Adultos; as fichas de matrícula, pastas individuais do aluno, diários de classe e boletins escolares.
"Já participava das ´Horas de Estudo´ como professora e agora como coordenadora acho que são imprescindíveis para quem quer ficar atualizado. Vou incentivar os meus professores para que também compareçam, pois estes encontros estão cada vez melhores", salientou Maria Auxiliadora Santos, coordenadora geral da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Geraldo Barreto Sobral, localizada no Bairro Cidade Nova.