Reunião define ações para capacitação de conselheiros tutelares da Grande Aracaju

Família e Assistência Social
11/03/2008 10h38
Início > Notícias > Reunião define ações para capacitação de conselheiros tutelares da Grande Aracaju

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) da Prefeitura de Aracaju realizou ontem, segunda-feira, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, uma reunião para discutir ações para a capacitação de conselheiros tutelares da Grande Aracaju e outros municípios que oferecem e participam da Rede de Serviços de Proteção a Criança e do Adolescente vítimas da violência sexual.

Participaram do encontro os técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares das cidades de Umbaúba, Estância, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora das Dores, São Cristóvão e da Barra dos Coqueiros, além de membros da Secretaria do Estado de Inclusão e Desenvolvimento Social (Seids) e conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A proposta da reunião foi discutir ações que serão desenvolvidas em evento que acontecerá no próximo mês de abril, promovido pela Seids, tendo a Prefeitura como parceira nas discussões sobre as ações desenvolvidas nos Creas, que hoje é referência para Aracaju e outros municípios. Para o representante da Semasc, Ricardo de Souza, a capacitação desses profissionais que atuam na Rede de Proteção a Criança e Adolescentes vítimas da violência sexual e outras modalidades melhora o entendimento da problemática que envolve a infância e adolescência e seus familiares.

"A proposta da Semasc neste primeiro momento é articular a Rede de Serviços Especializados na área de violência. Entretanto, a gente observa que a Rede já vem surtindo efeito, não só em Aracaju, como em outros municípios também. Assim, temos que mostrar o resultado positivo daquilo que conseguimos mudar até hoje em nossa cidade", comentou Ricardo.

"A gente percebe que os Creas estão articulados dentro da Rede de Proteção a Criança e Adolescente vítimas da violência doméstica, que se constitui com o sistema de garantia, como: Conselhos Tutelares, Juizado, Ministério Público Estadual e Delegacia de Grupos Vulneráveis em atendimento as vítimas dessa violência. Essa capacitação, promovida pela Secretaria do Estado de Inclusão Social, dará uma visão ampla de como atender, acolher, acompanhar e encaminhar essas famílias nesse sistema de garantia", afirmou o psicólogo do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) da cidade de Nossa Senhora do Socorro, Pedro Henrique.

Para a conselheira tutelar de Nossa Senhora das Dores, Mônica Souza de Araújo, a expectativa é grande em estar participando pela primeira vez de uma capacitação como essa. "Esta iniciativa é de fundamental importância para mim e todos que fazem o sistema de proteção e garantia da criança e do adolescente do Estado de Sergipe. Com isso poderemos dar um melhor atendimento às vítimas da violência sexual, já que o ´Salve´ irá abranger a todos os municípios, preparando os profissionais que lidam com a infância e juventude. Agora é só esperar e nessa capacitação buscar conhecimento, tirar as dúvidas e copiar o modelo de Aracaju, principalmente no atendimento nos Creas e Cras a essas famílias", ressaltou.

"A nossa meta em relação a promoção desse evento para capacitar toda a Rede de Serviços Especializados a Criança e Adolescente vítimas da violência sexual é fazer uma avaliação e fortalecer o sistema de proteção e garantia ao atendimento a infância e adolescência no município de Aracaju e em nível estadual. Além disso, desenvolver e poder articular outros órgãos, tanto na esfera de saúde, educação e social, fazendo com que este fluxo de atendimento se estenda e possa acolher as vítimas da violência como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)", declarou a representante da Secretaria do Estado de Inclusão e Desenvolvimento Social (Seids), Cláudia Cardoso.