Oitenta alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, localizada no bairro Industrial e a Emef João Teles Menezes, no bairro Cidade Nova participaram do evento ´Dia de Vivência Ambiental e Cultural da Área de Proteção Ambiental (Apa) do Morro do Urubu´. A atividade foi realizada no Parque Estadual Governador José Rollemberg Leite, popularmente conhecido como Parque da Cidade. A ação foi idealizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e contou com a parceria da Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Coordenadoria de Projetos.
Além dos alunos das escolas municipais foram levados 120 estudantes de cinco escolas estaduais localizadas nos bairros Coqueiral, Industrial, Porto Dantas e Japãozinho. O objetivo deste dia de conscientização foi sensibilizar o público infanto-juvenil para a proteção de valorização das Apa´s enquanto patrimônio ambiental e paisagístico.
A técnica ambiental da Semarh, Cristiane Barreto, destacou que o evento é um momento que visa fornecer subsídios para que as escolas do entorno do parque possam desenvolver a preservação, com temáticas que contextualizem a realidade da comunidade onde estão inseridos. A técnica em Meio Ambiente lembrou ainda que este será um trabalho contínuo e que haverá a ampliação do número de participantes e das oficinas ofertadas.
As crianças presentes puderam participar de diversas oficinas, a exemplo de leitura, na qual tinham acesso ao acervo da Marinete do Saber - unidade móvel de incentivo à leitura ligada à Secretaria Municipal da Educação -, teatro, modelagem em cerâmica, trilha ambiental e reciclagem. Também foi oferecida uma oficina de desenho, na qual foi escolhida a logomarca da Apa e de produção de um vídeo ambiental.
"O desenvolvimento dessas atividades é de fundamental importância por criar nessas crianças uma consciência de preservação ambiental, levando informações de cuidados com a natureza que poderão repassar para seus familiares, vizinhos, enfim, para todos aqueles que de alguma forma estão ligados a esse espaço, o que vai contribuir para a melhoria dele", ressaltou a coordenadora de projetos sócio-educativos da Semed, a professora Valdinete Paes.
A estudante da Emef Alcebíades Melo Vilas Boas, Elizabete Jesus Silva, 15, elogiou a iniciativa e disse estar muito contente por poder ter um dia em contato com o meio ambiente. "Quero aprender a plantar mudas para ajudar no trabalho de reflorestamento, que também é um trabalho de preservação. Quando terminar esse dia vou conversar com meus amigos e mostrar o que aprendi", declarou.