Acaba greve dos professores da Emef Olga Benário

Educação
12/03/2008 16h00
Início > Noticias > 34397

As aulas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olga Benário, localizada no bairro Santos Dumont, já voltaram ao normal. Após a paralisação, que durou quase um mês, o problema causado pelo número excessivo de alunos em sala de aula já foi resolvido. Numa reunião entre a equipe de coordenação e os pais dos estudantes ficou decidido que seriam criadas mais duas turmas de quinta série, uma no período da manhã e outra à tarde, cada uma com no máximo 30 alunos.

As duas novas turmas funcionarão na antiga sala de leitura da instituição de ensino, que está sendo totalmente organizada para que as aulas possam transcorrer normalmente após o feriado da Semana Santa. Também foram tomadas medidas como transferência de alguns alunos com idade superior a 15 anos para o turno da noite, ação que está sendo feita com o consentimento dos pais ou responsáveis, assim como para a Emef Presidente Vargas, situada no bairro Siqueira Campos. Os alunos que aceitaram estudar na Presidente Vargas receberão passe-escolar da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

A situação do número excessivo de alunos, de acordo com o coordenador geral da Emef, só pôde ser resolvida graças ao diálogo travado com os pais e com a Secretaria Municipal da Educação (Semed). O coordenador falou também que a paralisação serviu para trazer também a comunidade para a escola, que se mobilizou para conseguir solucionar o problema.

"Agora que a escola voltou ao normal vamos desenvolver paralelo com as ações educacionais, as que tenham como intenção a promoção do fortalecimento da cidadania. O que a Prefeitura almeja é trazer ainda mais os pais para junto da escola, para que possam se integrar e acompanhar mais de perto o desenvolvimento dos filhos. São várias as atividades planejadas para este ano e com várias linhas de estudo, a exemplo das que tratarão da preservação do meio ambiente, do patrimônio público e da elevação da auto-estima. Esse ano também vamos realizar diversas atividades em comemoração ao centenário de Olga Benário, cuja vida e obra será discutida através de filmes, redações e seminários sobre a esquerda no Brasil", explicou José Marx Vieira Macedo, coordenador geral da unidade de ensino.

Com a escola funcionando normalmente, o que os professores e alunos mais querem agora é voltar à rotina. "Nas minhas aulas procurei elevar a auto-estima e observei como é bom trabalhar com turmas com um número equilibrado de alunos. De agora em diante vamos repor as aulas e trabalhar bastante com o mesmo estímulo de sempre", ressaltou a professora de português, Maria Auxiliadora Oliveira.

Essa é também a opinião dos alunos. Monalisa Viviane Almeida, 13, estudante da 8ª série, falou que é muito bom voltar a estudar. "Agora vou me dedicar muito para recuperar o tempo perdido da melhor forma possível, com a ajuda dos professores e da equipe de coordenação", lembrou.