Representantes da diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), acompanhados de membros de conselhos universitários, participaram durante a tarde e hoje, quarta-feira, de uma audiência com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. A primeira reunião da nova gestão da entidade com o chefe do executivo municipal teve na pauta de discussões o novo momento da capital e do Estado, além da apresentação de reivindicações dos estudantes.
O encontro com Edvaldo Nogueira ocorreu no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos e contou com a participação também do diretor regional da União Nacional dos Estudantes (Une), Maurício Soares, e da assessora Especial para a Juventude da Prefeitura de Aracaju, Carla Trindade. Após ouvir as colocações de quase todos os presentes, o prefeito demonstrou bastante contentamento com o encontro, que reforçou o compromisso de diálogo do município com a classe estudantil. Ele também apresentou uma proposta para cada ponto apresentado.
"Eu queria tê-los recebido antes, pois acredito que a vitória de vocês foi um marco importante. O Movimento Estudantil vive de referências e hoje vocês estão em um momento diferente, onde o país é mais democrático. Tivemos vitórias importantes e o DCE deve se adaptar para esse momento, mas sem perder o referencial, que são os estudantes. É importante entender o que os estudantes estão querendo e o DCE tem que expressar e lutar por isso. O Diretório Central dos Estudantes é uma grande escola para a vida, ele dá uma grande experiência de convivência, para qualquer profissão é uma escola extraordinária", comentou o prefeito, com experiência de causa.
O presidente do DCE, Natan Alves, ressaltou o caráter da reunião como representativa dessa nova conjuntura política e social do país, que é refletida também nas esferas estadual e municipal. Segundo ele, as novas gerações estão conseguindo não só transformar e mudar a cara das cidades e do país, como também dar uma nova postura ao Movimento Estudantil, que para o presidente deve ter amadurecimento no sentido de acumular forças com as perspectivas de novas conquistas.
"O movimento estudantil por muito tempo viveu somente de grandes lutas, como a redemocratização do país, do ´Fora Collor´, mas nos últimos anos a juventude tem tido a oportunidade de obter conquistas. É nesse sentido que essa geração nova vai se diferenciar. A reunião com o prefeito superou as nossas expectativas. Como a gente pensava, o prefeito realmente foi sensível com os estudantes. Os avanços que a cidade já teve, cada vez mais com essas parcerias que estão conseguindo construir uma cidade melhor para todos, vai construir também uma universidade melhor, com suas demandas sendo ouvidas e respeitadas. Foi uma ótima reunião", relatou o presidente.
Um dos integrantes do Consu, Tiago Dhatt, representante dos estudantes no Conselho, resumiu a satisfação percebida pelo DCE com o encontro. "Foi muito importante porque é imprescindível manter esse canal de diálogo aberto. Infelizmente, culturalmente a gente vê a postura estudantil muito autocrática e violenta e, às vezes, isso incomoda o setor público, que tem um certo receio. É importante não só mudar essa postura, como a abertura que foi proporcionada hoje pra gente, até sobretudo motivacional, porque ambos os lados saíram vitoriosos e contentes. Além disso, saímos com perspectivas de mudança, de realmente implementar o que foi reivindicado e foi pleiteado", relatou.
O prefeito Edvaldo Nogueira, enquanto ex-integrante do Movimento Estudantil e ex-integrante do DCE da UFS, parabenizou o grupo pela vitória, desejando sucesso na gestão e se colocando à disposição. "Agradeço a presença de todos e contem comigo, como cidadão, como militante e político que sou. Como prefeito de Aracaju quero que esse canal seja mantido permanentemente", concluiu.