Revitalização do antigo farol de Aracaju está 50% pronta

Infraestrutura
19/03/2008 15h17
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A tela protetora ainda encobre o antigo farol de Aracaju, localizado na praça Tenente Domingues Fontes, na avenida Murilo Dantas, no bairro Farolândia, mas brevemente a população aracajuana poderá usufruir de mais um local de lazer, que também será um ponto turístico da capital.

Segundo o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, engenheiro Valmor Barbosa, a previsão é que a restauração seja concluída até o final do mês de junho. "Até o final do mês de abril a Prefeitura concluirá a urbanização da praça do entorno e em junho o prefeito já poderá anunciar a data de reinauguração", informa.

Vicente Rodrigues Dantas, sócio-gerente da empresa Jedida Projetos e Manutenção Industriais Ltda, empresa contratada pela Prefeitura de Aracaju para fazer a restauração do farol, informou que cerca de 50% da obra está pronta. "A reforma está indo perfeitamente bem. Estamos substituindo peças e fazendo serviço de jateamento, tirando a ferrugem e aplicando uma tinta especial para identificar a corrosão", explica.

Para que o ritmo acelerado não seja interrompido, no local foi montada uma fábrica para recuperar e fabricar peças. Atualmente 14 homens trabalham na primeira etapa dos serviços. Depois, outras pessoas farão a restauração na parte mais detalhada.

Estão sendo investidos na restauração do monumento cerca de R$ 925 mil e R$ 545 mil na revitalização da praça, totalizando quase R$ 1,5 milhão. A revitalização só foi possível graças à parceria da Prefeitura Municipal de Aracaju com o Governo do Estado, por meio do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

Em 118 anos de existência, o farol nunca havia passado por reformas. Seu ato de inauguração aconteceu em 1888 e a desativação ocorreu em 16 de julho 1991, quando foi aceso o novo farol de Aracaju, no bairro Coroa do Meio. No ano de 1995, o monumento foi tombado pelo patrimônio histórico e artístico de Sergipe, através do decreto 15.295 de 21 de abril.

Projeto

O projeto de revitalização abrange a recuperação e restauração do antigo farol de Aracaju, inicialmente com a retirada da camada de óxido de ferro das superfícies metálicas por jateamento com material abrasivo, e posterior aplicação de duas demãos de tinta zarcão epox para proteção primária da superfície desoxidada.

Em seguida, será feita a substituição de paredes danificadas, portas de correr em aço, portas de madeira, janelas, aduelas, molduras e vidros de janelas, porta de visita e ventilação, escadarias, base da lanterna, completando com o reforço da estrutura dos forros e das bases de concreto dos pilares. Neste processo, todas as soldas obedecerão as especificações ´Welding Building Construction´ - AWS A 5.1, da American Welding Society, com emprego de eletrodos E 7018 e 7013, os mais indicados para a união de superfícies de aço que apresentam até 20% de desgaste.

A segurança do farol fica por conta da implantação de aterramento e instalação de pára-raios tipo ´Frank´. No topo da cúpula também será instalado um sistema autônomo de sinalização compacto com célula fotoelétrica (luz piloto vermelha de alerta para aeronaves), painel fotovoltaico embutido e emissão de luz por Light Emissioning Diod (LED). O acabamento externo será com tinta poliuretano de alto brilho na cor branca, em três demãos, que também atuará como forma de proteção das superfícies contra a corrosão.

No topo haverá uma lanterna automática sem fiação porque será solar, com durabilidade de 100 mil horas. A lanterna é importada e muito moderna, serve de aviso para aeronaves. Da cúpula foram retiradas as chapas de cobre, ferro, porta, pré-estabelecer a parte de capacitação de água. O farol tem uma característica especial: a altura, que está 55 metros acima do nível do mar. Por isso, o alcance é de 17 milhas náuticas.

Estrutura

O farol possui 35,5 metros de altura. Toda sua composição é francesa e o projeto foi idealizado pelo francês Vitor Alinquat. A montagem, entretanto, foi feita por um inglês. A estrutura não possui soldas, e suas placas são unidas por 8.600 parafusos. Está todo contraventado com caveirão (chapa que passa por dentro de duas peças para unificar as duas) e travas. "O farol tem 50 toneladas e é uma obra-prima, porque a mecânica na época era muita diferente da tecnologia de hoje, entretanto, era moderníssima, com muita precisão", analisa Vicente.

O farol consiste numa torre metálica de forma trocônica sob esteios de rosca (sistema Mitchel), tendo na base a casa dos faroleiros e no cume um aparelho lenticular que utilizava o querosene como fonte de energia.

Através de levantamento tipográfico ficou atestado que o farol não possui inclinação e que, apesar do incêndio ocorrido recentemente, não houve comprometimento estrutural. Toda a estrutura metálica de ferro fundido, com peças originais oriundas da França, apresenta ação corrosiva por oxidação resultante tanto da prolongada exposição ao tempo quanto das chamas do incêndio ocorrido. Há ainda sinais evidentes de depredação, como ausência de materiais, chapas do piso e parafusos, destruição parcial da base e concreto de três pilares.

Especialização

A empresa contratada para realizar os serviços, a Jedida Projetos e Manutenção Industriais Ltda, foi constituída em 1988 com a finalidade exclusiva de trabalhar com sinalização náutica, faróis e projetos de bóias. "Temos um trabalho desenvolvido com o intuito de melhorar a navegação e a restauração de faróis", conta o sócio-gerente da empresa, Vicente Rodrigues Dantas.

De acordo com ele a experiência está sendo única, pois o farol possui um trabalho técnico de engenharia altamente especializado na sua fabricação e montagem. "Durante um ano estudamos esse farol para descobrir todas as dificuldades em termos de liga de aço, tipo do aço, de material empregado, a maneira como foi feita a montagem, a parte de tratamento, qual seria o material mais adequado, tipo de tinta, retirada das crostas de ferrugem", diz.

Segundo ele, tudo está sendo feito para que a durabilidade chegue a seis décadas, desde que haja manutenção preventiva permanente. Feliz com o trabalho, Vicente deseja que o farol seja um ponto turístico de divulgação histórica, assim como é o Farol da Barra, em Salvador (BA).