As ´Quintas de Ampliação´, programa desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Coordenação de Educação Infantil (Coedin) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), reiniciou suas atividades na noite de ontem, quinta-feira. As ´Quintas de Ampliação´ é uma capacitação continuada destinada às educadoras assistentes das creches das Escolas Municipais de Educação Infantil. Os encontros acontecem mensalmente. Esta primeira capacitação do ano letivo 2008 foi realizada no auditório do Centro Municipal de Aperfeiçoamentos de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh), localizado no Bairro Siqueira Campos.
A abertura deste novo período de encontros foi realizada pela secretária municipal da Educação, a professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, e contou também com a participação da diretora de ensino da Semed, a professora Niraíldes Machado Prado, e da coordenadora de Educação Infantil da Semed, a professora Maria José Barreto.
Durante o evento houve a apresentação dos novos instrumentos de trabalho de educação infantil, a exemplo da ficha de avaliação, que vai auxiliar os coordenadores das creches a gerenciar o desempenho dos seus educadores assistentes. Niraíldes Prado mostrou o funcionamento da ficha e explicou quais as suas funcionalidades.
Outra novidade é a carteirinha de identificação dos alunos, que está sendo distribuída desde a tarde de ontem em todas as escolas de Educação Infantil da rede municipal. Nela, deverá conter o nome do aluno, filiação, matrícula, nome da instituição de ensino onde está matriculado, além de uma foto. A carteirinha servirá para ajudar na organização dos estudantes e deverá ser levada para a escola diariamente.
O terceiro ponto abordado pela secretária municipal da Educação foi a apresentação do avental que deverá ser utilizado por todas as educadores assistentes, o que vai ajudar, por exemplo, na padronização das que trabalham diretamente com os pequenos. Os aventais serão distribuídos pela Semed a partir da tarde de hoje.
"Esses encontros com os educadores das creches são de fundamental importância porque a secretaria não pode ter políticas separadas. Esta é uma forma de orientar os nossos profissionais para o desempenho de um bom trabalho. Já foi detectado que os educadores que participam das quintas de ampliação desenvolvem um trabalho bem melhor junto às crianças", comentou Niraíldes Machado Prado.
A segunda parte da noite foi conduzida pela equipe do Coedin, que realizou uma dinâmica de apresentação quando as educadoras diziam seus nomes, a escola onde atua e quais as suas expectativas com relação ao projeto. Também foram mostrados os temas que serão discutidos ao longo do ano letivo 2008, a exemplo de música, hora do banho e da história, e a construção do lúdico. Tudo isto será desenvolvido de maneira prática e visando auxiliar as atividades executadas pelas educadoras assistentes no seu cotidiano.
Os participantes também puderam dar sugestões de temas que podem e devem ser trabalhados, bem como mostrar quais as necessidades que possuem em cada local de trabalho. A coordenadora de Educação Infantil da Semed, Maria José Barreto, falou sobre as suas expectativas para as ´Quintas de Ampliação´ e quais os seus planos. "O que desejamos é aproximar ao máximo a nossa coordenação dos que participam do projeto e, para isso é fundamental o comparecimento. Esperamos dar um bom suporte a esses profissionais, mas não apenas com as atividades desenvolvidas nesses encontros, mas principalmente, com visitas às unidades de creches", informou.