O I Fórum de Museus de Sergipe, realizado em parceria com o Memorial da Bandeira da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) da Prefeitura de Aracaju, que aconteceu na semana passada, no auditório da Biblioteca Pública Epifâneo Dórea, contou com a participação de 200 inscritos, entre estudantes, funcionários e estagiários da Funcaju e profissionais da área.
O evento teve como meta, no ano Ibero Americano de Museus, promover o debate e fomentar a política estadual de museus, rede de contatos entre os atores sociais envolvidos com as práticas museais, a integração entre os museus com o gerenciamento integrado dos acervos e a realização conjunta de ações de pesquisa e preservação. O encerramento do fórum foi marcado com a abertura da exposição temporária ´Manguezais Aracajuanos: convivendo com a devastação´, no Museu do Homem Sergipano (MUHSE), em homenagem também ao 153° aniversário de Aracaju.
Segundo a coordenadora do Memorial da Bandeira, Bianca de Carvalho Leite, a avaliação do fórum foi positiva já que conseguiu mobilizar a sociedade sergipana objetivando implantar definitivamente o sistema estadual de museus do Estado. "Este é um evento ao qual pretendemos dar continuidade nos próximos anos e o Memorial irá participar da programação nacional do ano Ibero Americano de Museus no decorrer de 2008. Além das nossas exposições temporárias, o Memorial está aberto à visitação e ao agendamento das escolas e universidades, bem como à comunidade em geral", ressalva Bianca Leite.
O gerente de Gestão Museológicas do Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan (Demu), Átila Tolentino, discursou sobre suas experiências de sistemas de museus, financiamento e fomento para a área museológica com enfoque na atuação do sistema brasileiro de museus, dando assim subsídios para o debate de criação do sistema do Estado. "A área museológica está efervescente no Brasil desde a implantação da política dos museus envolvendo os diversos profissionais do meio. O museu é um equipamento cultural da promoção da pesquisa, além de ser um agente transformador. Museu é pesquisa, trabalho com a comunidade, compromisso com o trabalho social, e não somente local de exposição e preservação", declara Tolentino, ressaltando a importância de fóruns como estes para a promoção da cultura de um modo geral. "Por isso, é de fundamental importância debates que discutam as políticas públicas. Agradeço ao Memorial da Bandeira da Prefeitura de Aracaju pela oportunidade", comenta.
A professora do Departamento de História e coordenadora do curso de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Verônica Nunes, representante sergipana convidada para o evento, foi uma das palestrantes, que explanou sobre o panorama dos Museus em Sergipe e a constituição desde o primeiro museu do Estado (Instituto Histórico Geográfico de Sergipe, fundado em 1912). O intuito foi mostrar ao longo dos anos os museus criados, eventos e cursos na área museológica de Sergipe. "A realização desse fórum foi o primeiro passo para a congregação dos profissionais da área e uma grande experiência para os nossos alunos", frisa Verônica Nunes.
Já para o estudante de Museologia Murilo Lacerda, um dos participantes do fórum, o mesmo pôde proporcionar um melhor embasamento para o curso e desenvolvimento profissional, além de difundir a função do museu na sociedade.
"O fórum instigou a preservação de memória do Estado. Eu fui um dos primeiros alunos do curso de arquitetura e já tinha afinidade com a área escolhida. A partir do curso de Museologia, o trabalho dos estudantes irá difundir a preservação da memória sergipana. Um exemplo é a exposição ´Ascensão´ organizada juntamente com as colegas Beatriz Cerveira Lueska e Sayonara Viana, em homenagem aos 160 anos de elevação política de Laranjeiras de 12 de março a 11 de abril no Memorial de Sergipe", afirma Murilo Lacerda.
Sistema Brasileiro de Museus
O Sistema Brasileiro de Museus (SBM), criado pelo decreto nº 5.264, de 5 de novembro de 2004, é um marco na atuação das políticas públicas voltadas para o setor museológico, cumprindo uma das premissas previstas na Política Nacional de Museus. O SBM tem a finalidade de promover a interação entre museus e instituições afins, objetivando a gestão integrada e o desenvolvimento dos museus, acervos e processos museológicos brasileiros. Além disso, o SBM propicia o desenvolvimento dos sistemas regionalizados de museus existentes e a institucionalização de novos sistemas estaduais e municipais de museus.