Casas de Bambu e Relógio da Sementeira serão atração no próximo domingo

Infraestrutura
14/03/2008 16h51
Início > Noticias > 34430

Com a cidade em festa, mais um canto de Aracaju contribui na comemoração dos 153 anos da capital. Serão inauguradas no Parque Augusto Franco (Sementeira) duas casas de bambu, além da reestilização do relógio, atração reativada no último mês de janeiro, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a TV Sergipe. A cerimônia acontece no próximo domingo, às 17 horas.

As casas de bambu são resultado da parceria entre a Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Petrobras e o Instituto de Desenvolvimento Comunitário Sustentável (Incomun). A construção das duas casas, de 47m² cada uma, dispensa a utilização de pedras, blocos cerâmicos ou de cimento, ferro e madeira comercial, o que reduz em 50% o custo em relação às construções convencionais.

De acordo com informações do presidente da Emsurb, Sílvio Santos, as casas vão permitir a reativação do escritório e do laboratório do projeto ´Farmácia Viva´. Esse projeto contará com uma profissional farmacêutica para orientar a população no uso de plantas medicinais.

Incomun

O Incomun é uma instituição do Estado especializada em pesquisas de tecnologias sociais. Há quatro anos estuda o uso do bambu como material de construção. As casas são resultado do projeto coordenado pelo arquiteto Ricardo Nunes, e visa contribuir para o desenvolvimento sustentável.