Poder homenagear o responsável pela existência de Aracaju, ao lado de autoridades civis e militares, como o prefeito Edvaldo Nogueira; o governador Marcelo Déda e o capitão-de-fragata da Capitania dos Portos em Sergipe, foram motivos de sobra para que alunos da rede pública municipal pudessem se sentir orgulhosos. Este sentimento de gratidão a Ignácio Barbosa foi percebido nos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Bomfim, localizada no conjunto Bugio, durante a solenidade do Obelisco, realizada na manhã de ontem, segunda-feira, na praça do Minigolf.
Juntos cantaram o Hino Nacional e presenciaram a aposição de flores no túmulo de Inácio Barbosa. "Nunca participei de um evento deste tipo e achei tudo muito bonito. Foi um momento importante, não só por ter estado bem pertinho do prefeito, mas também, por ter podido aprender mais sobre Aracaju", declarou Rosikelly Silva Oliveira, 11, aluna da 6ª B da Emef Manoel Bomfim.
Quem também confessou nunca ter participado da solenidade do Obelisco foi Emilly Caroline Melo de Almeida, 12, estudante da 6ª B da Manoel Bomfim. Entusiasmada pela beleza do evento, disse ter adorado tudo. "É sempre bom conhecer coisas novas, pessoas novas e estar no meio delas, como aconteceu durante o Obelisco. O que o prefeito falou sobre a mudança da capital foi um dos pontos pesquisados em sala de aula", disse a garota.
As mudanças físicas de Aracaju ao longo dos 153 anos de existência foram ressaltadas por Beladona Nascimento da Silva, também aluna da 6ª série da Manoel Bomfim. Encantada com o que viu durante a solenidade, comentou que ter participado desse momento foi tão bom quanto ter estudado sobre o assunto com os colegas, aprendizado que foi desenvolvido através de redações, desenhos e pesquisas comparativas sobre a Aracaju de ontem e a de hoje. "É sempre legal conhecer mais coisas. Se puder, participarei no ano que vem de novo", frisou a garota.
Quem também não conseguiu esconder a felicidade por ter participado da homenagem a Inácio Barbosa foi a atleta Tauane Santos Alves, 15, aluna da 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitscheck. Na verdade Tauane não teve apenas um, mas dois motivos para esbanjar felicidade: participar da homenagem e ter sido escolhida para entregar ao prefeito Edvaldo Nogueira, a tocha que iria acender a pira.
"Nossa! Estou muito feliz e confesso que antes de começar estava um pouquinho nervosa. Mas deu tudo certo, não foi?", falou a garota exibindo um largo sorriso. Tauane estuda na J.K. há oito anos e há três decidiu iniciar os treinamentos em atletismo. O gosto pela modalidade esportiva surgiu por conta do irmão, que também praticava o esporte antes de casar. "Ele acabou saindo e eu fiquei na vaga dele", informou.
A dedicação da garota, filha de um pedreiro e de uma manicure, que atualmente estão separados, já lhe rendeu em apenas três anos 15 medalhas e a participação em diversas competições, inclusive de porte nacional, a exemplo das Olimpíadas Escolares 2007, fruto do bom resultado nos Jogos da Primavera do ano passado, que serviu como seletiva para as olimpíadas, quanto Tauane conquistou duas medalhas de ouro, uma nos 100 metros e outra nos 200 metros. "Gosto muito de esporte, de estudar coisas relacionadas ao corpo humano e à educação física, por isso, sonho em me tornar fisioterapeuta", declarou a garota.
Veja mais...
Idealizador de Aracaju é homenageado no aniversário de 153 anos da cidade
Clique aqui para conferir o hotsite em homenagem aos 153 anos de Aracaju